A insensibilidade dos religiosos

Pessoas religiosas costumam dizer que certas nações, como o Haiti, são atrasadas por causa do vodu e que a Bahia é um Estado subdesenvolvido porque há muito candomblé e umbanda. Porém, se observarmos bem, veremos que a religião não está ligada ao nível de desenvolvimento de um país. Prestemos atenção ao Japão. Embora seja um país basicamente xintoísta e com influências budistas e até cristãs, tenho visto que o ateísmo está crescendo nele. Isso o torna atrasado?

Não, o Japão não é atrasado. Mas o que dirão pessoas religiosas? Que os japoneses estão bem agora mas que um dia pagarão o preço por não reconhecerem Jesus. Uma vez, assisti a um filme no qual um mafioso yakuza se apaixona por um fotógrafo e jornalista freelancer e fica assediando o rapaz, chegando ao ponto de se aproveitar dele bêbado para ter relações sexuais com ele. No final, o rapaz fica meio perturbado e acaba vivendo com o homem. Acho que ele ficou com o discernimento afetado de tanto que o homem abusou dele. Sabe o que gente com quem falei sobre o filme disse? Que era o demônio que tomava conta dessa gente. Deveriam lembrar o número de padres pedófilos e de pastores que estupram fiéis.

Eu notei uma coisa: a fé não ajuda, mas atrapalha nossa vida e a crença religiosa pode nos tornar insensíveis, atrapalhando nosso discernimento. A gente acaba ficando insensível ao sofrimento das pessoas por entender que "Deus quer assim".

A diretora do centro espírita que eu frequentava se divorciou do marido porque ele batia nela. E veja o que ela disse quando eu falei que o que sentia não era mãe ter morrido, mas nunca ter vivido a vida, de tanto que pai a maltratou e escravizou: "Mas feliz de quem carregou sua cruz." E ela não carregou a dela, não foi? Fez uma coisa e disse outra.

Uma mulher protestante disse que os flagelados da seca sofriam porque eram idólatras (adoravam santos) e que a África era subdesenvolvida por praticar bruxaria. Ou seja, ela quis dizer que eles merecem sofrer. Talvez ela não tenha estudado História e não saiba que o Egito, que adorava “demônios” como Osiris e Anúbis, tinha um sofisticado sistema de irrigação e era uma nação altamente sofisticada e desenvolvida para a época, ao passo que os hebreus, o “povo escolhido”, poderia ser considerado rude e atrasado. Ela também não parece saber que os políticos poderiam fazer algo eficiente em relação à seca no Nordeste, mas não o fazem por falta de um real interesse. Israel, bem mais árido, é bastante desenvolvido porque há todo um sistema de irrigação e preservação da água usada. E essa senhora deveria estudar mais História e ver como a Europa acabou com a África ao colonizá-la, destruindo sua cultura ao promover a “partilha da África”, obrigando povos rivais a conviverem entre si e dividindo esse enorme continente em países. Até hoje, a África sofre as consequências da ganância europeia.

Um reverendo americano, o Paul Washer, quando disseram a ele que Aids não era castigo divino porque muitas crianças nasciam com o vírus HIV, respondeu que deveríamos lembrar que Deus matara muitas crianças no Dilúvio e quando destruiu Sodoma e Gomorra. O que isso parece? Matar inocentes não importa, desde que possamos alcançar nossos objetivos? Então, esse Deus não parece melhor que qualquer terrorista que explode prédios em nome de uma jihad e não quer saber se está matado inocentes.

Lembro que Baby do Brasil disse que o furacão Katrina foi castigo divino porque lá onde ocorreu há muito vodu.

Quando uma senhora católica disse para eu não deixar de acreditar em Deus, ela falou:"Deus te ama, meu amor." Aí, eu falei: "Ama e me deixa apodrecendo aqui?" A resposta dela foi: "Mas é sua cruz, meu amor. Você tem que carregar porque Jesus morreu para te salvar." Ou seja, tenho que aguentar ser infeliz para merecer ser salva.

Uma outra senhora evangélica disse que Jó precisou sofrer o que sofreu para sentir o poder de Deus. E que Deus é esse que tem tanta necessidade de mostrar quão poderoso é?

Dizem que Deus nos deixa sofrer até onde não aguentamos mais e faz o que faz para testar nossa fé. Por que Ele nos testa, se é onisciente? Esse Deus, na verdade, faz coisas que, se qualquer ser humano fizesse, nós condenaríamos. Falam que Ele nos socorrerá na hora certa. Qualquer pai humano que ame de verdade seus filhos irá socorrê-los imediatamente, pois um ser humano com um mínimo de compaixão não iria deixar uma pessoa sofrendo por tanto tempo para só ajudá-la quando achar que é a hora certa.

Quantas pessoas não morreram de doenças por deixar o tratamento médico e passar a confiar só na oração para curar suas doenças?

Eu lembro que, quando eu estava cansada de só estudar para concursos e disse a mãe que iria atrás de empregos como vendedora e recepcionista, ela falou que eu esperasse porque Deus iria me mandar um emprego à minha altura. Bem, Ele nunca mandou.

O que há de comum entre todas essas coisas que lhe falei e os atos terroristas praticados por muçulmanos extremistas? Que a fé prejudica nossa racionalidade, faz com que aceitemos como normais coisas que nossa racionalidade sabe serem absurdas. Os muçulmanos que atacaram as torres gêmeas tinham certeza de que estavam fazendo a coisa certa.