APRENDIZADO

Na edificação de todo tipo de trabalho que o ser humano realiza é suscetível a ocorrência de erros, alguns erros por inexperiência ou por falta de conhecimento para sobre o que se está a fazer. Alguns até alertam a pessoa que comete erro sobre o mesmo mas nem sempre a pessoa recebe bem a opinião sobre o erro que esta a cometer.

Quando se faz uma opinião crítica a alguém é necessário ter em conta como a pessoa irá receber a crítica, pois nem todos recebem da mesma maneira, isso devido ao facto como a crítica é transmitida, pois nem sempre o transmissor da opinião faz de uma maneira saudável a sua crítica e por outra o receptor tem a seu próprio genio e pode ter dificuldades em receber uma critica construtiva sobre o erro que esta a cometer.

As críticas construtivas de certa forma devem ser sempre bem recebidas, pois é praticamente impossível fazer as coisas perfeitas sem cometer nenhum erro. Quando dizem o que se faz de errado é uma oportunidade de acertar e evoluir porque ninguém evolui sem errar, é necessário saber qual é o erro pra poder acertar.

Se nos bloquearmos a não aceitar que nos digam as nossas deficiências no que concerne a execução de uma tarefa, certamente continuaremos a cometer o mesmo e perigar uma possível melhoria na efectuação dessa tarefa. Deste modo como se diz na gíria, teremos uma " mente quadrada", onde tudo gira em torno do tudo que sabemos e não querendo aprender dos outros.

A vida é um aprendizado, estamos suscetíveis a aprender, mesmo quando executamos correctamente um trabalho, quase sempre há margem para melhorar, dai que também as criticas construtivas não podem só serem feitas para alguém que faz de forma errada algo mas também para alguém que fez de forma correcta mas podia ainda fazer melhor.

Contudo, é necessário estar aberto a ouvir o que se diz sobre o trabalho que estamos a fazer, sejam boas opiniões que são os elogios e as críticas, que nem sempre são boas. O facto de ouvir tais criticas não implica que devem ser prontamente aplicadas, por vezes o transmissor da opinião faz sem conhecimento de causa e apenas esta a especular porque pensa que entende sobre assunto enquanto realmente não entende tanto como pensa e até pode acabar por induzir o receptor da opinião a um outro erro, por isso é necessário ver se a opinião critica é valida e se de facto pode ajudar na evolução da tarefa ou trabalho que está sendo feito.

LanniQuotes
Enviado por LanniQuotes em 14/05/2018
Código do texto: T6336415
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.