Crença e conhecimento

Uma vez, eu conheci um estudante de jornalismo evangélico a quem contei que haviam me dito que eu seria missionária. E ele falou: "e você não quer ser? Você é tão inteligente." Eu respondi que não , porque não gosto de fazer a cabeça de ninguém. A resposta dele foi :"Mas isso não é fazer a cabeça de ninguém, é ensinar a verdade."

Se fosse hoje, eu teria respondido:" Verdade é algo que sabemos, porque foi provado. Não é algo em que acreditamos. Antes, acreditava-se que os gatos eram as bruxas que tinham mudado de forma ou que os trovões eram causados pelo deus Thor."

Hoje, sabemos que gatos não eram bruxas e que os trovões são fenômenos naturais. Também antes se acreditava que malária era transmitida pelo ar. Hoje, sabe-se que é transmitida por picada de um mosquito. Vale salientar que também se acreditava que a terra era plana e o sol girava ao redor da terra e muitos que ousaram falar a verdade pagaram com suas vidas por expor o que haviam descoberto.

Outra coisa engraçada é que, se você perguntar a alguém por que não acredita em Papai Noel, coelho da Páscoa, fadas ou sereias, essa pessoa dirá que é porque nunca ninguém viu nenhum desses seres. Mas é provável que esse alguém acredite em tudo que está na Bíblia e jure de pés juntos que houve um Dilúvio Universal, que Moisés abriu o Mar Vermelho e que Jesus ressuscitou. Agora, se você perguntar por que ela acredita, ela não apresentará evidências (nenhum desses episódios deixou vestígios), mas dirá que é porque está na Bíblia e esse livro é a palavra de Deus.

Quando sabemos, o risco de errar é menor. Mas as crenças nos levam a dizer e fazer coisas erradas. Os muçulmanos terroristas acreditam que agem em nome de Alá.

Muita gente, quando sai da religião, fica deprimida, porque vê que perdeu um tempo enorme de sua vida acreditando em coisas vazias. Acreditamos que Deus nos fará justiça e nos dará a vitória e o que a realidade mostra? Que nós é que temos que lutar por nossos direitos. Martin Luther King (pastor batista) apenas orou a Deus para que os negros ganhassem direitos? Não, ele fez os negros se unirem para lutar pelo que sabiam que era direito deles.

Ao dizermos que tudo é vontade de Deus, isso nos impede de analisar as verdadeiras raízes dos problemas que enfrentamos. Falam que o sofrimento nos eleva e é para um propósito maior, mas isso soa insensível, falso e vazio quando vemos crianças passando fome ou vivendo em zonas de guerra, pois o sofrimento que esse povo passa é desnecessário e poderia ser evitado.

Outra coisa ruim das crenças, que eu não expus no texto anterior publicado, é que ensinam que não merecemos ser amados e não valemos nada. Uma mulher me disse que eu tinha que acreditar em Jesus porque Ele nos ama, ainda que não mereçamos. Agora, analisemos bem: isso não soa como chantagem emocional? Isso nos prende a uma suposta dívida com alguém que morreu por nós mais de mil anos atrás. Essas palavras dão a entender que nós, pessoas normais e que só queremos viver nossas vidas estamos no mesmo nível do pior psicopata. Uma pessoa honesta e que cumpre seus deveres tem as mesmas dívidas com Jesus que um assassino, estuprador e ladrão?