Brasil: cultura e sotaques na sala de aula.

O Brasil é um país extremamente rico em diversidade, e por onde quer que andemos nos deparamos com diversas culturas. Ao visitarmos outros estados do Brasil, é possível perceber essas diferenças impressas no sotaque, vestimenta, costumes, culinária, vícios de linguagem, entre outros. E em algumas ocasiões nem se faz preciso mudar de estado para perceber a diferença cultural, pois, às vezes ela se faz perceptível entre municípios de um mesmo estado.

Geralmente, as escolas localizadas em metrópoles recebem alunos de municípios menores circunvizinhos, dos quais os vários alunos trazem suas culturas para a convivência na vida escolar, e, nesta convivência por certo aparecerão novos vocabulários da parte de alguns deles, o que gerará por certo em outros alunos, dúvidas sobre o que foi falado. E, é nesse momento que o professor deve estar preparado para lidar com a diversidade ali presente, fazendo com que aquele ambiente se torne um universo de compartilhamento de culturas e não um campo de batalha de xingamentos e desrespeito. Por isso, o educador deve trabalhar com sua turma, discussões relacionadas à diversidade de raças, credo, sotaques etc. a fim de abrir debates para esclarecer junto a turma que ser diferente é ser igual, e que a desigualdade está na não aceitação das diferenças, pois, com educação e esclarecimento construiremos um mundo com menos preconceito e discriminação.