As causas da infidelidade. É a falta de influências sexuais.

As causas da infidelidade. É a falta de influências sexuais.

Um relacionamento estável requer a solidez de três elementos: intimidade, compromisso e paixão. Por essa razão, quando no casal não há nada a ser dito e o relacionamento é frio, distante, sem emoções ou carícias, o sexo encontra seu lugar nas garras de qualquer outro. A libido bateu a porta e fugiu de casa com a mesma fluidez que a alegria de uma noite com amigos e bebidas.

E se segue uma lógica nisso: insatisfação sexual no casal provoca frustração, raiva, baixa auto-estima e uma crescente necessidade de afeto, sensação desejada e saber como o outro nos percebem. Existe um sentimento de vazio quando o desejo está ausente. Em alguns casos, você tenta preenchê-lo colocando um pouco de vertigem com alguma aventura extraconjugal. Falta de amor. Geralmente se pensa que quem foi infiel é porque ele parou de amar. Isso pode ser verdade em muitos casos, mas nem sempre é o caso. Muitas pessoas, mesmo casadas há muito tempo e que amam o parceiro, não têm autocontrole e querem ter mais de um parceiro sexual.

O problema da rotina e do cotidiano faz com que muitas pessoas que parecem ter tudo resolvido busquem novas emoções ou tentem colocar um pouco de paixão e emoção em suas vidas. Nessa busca o infiel sempre se esconderá em pensamentos que justifiquem sua atitude: "É só sexo", "será apenas uma vez", "qualquer um que estivesse no meu lugar faria isso". Estas são sentenças que concedem a permissão para enganar, cancelando a voz da consciência e qualquer sentimento de culpa.

A infidelidade não acontece espontaneamente, há sempre motivos que a provocam. E existem varias razões: Sentimo-nos desvalorizadas, a monotonia, uma vida sexual deficiente e procuramos novas sensações.

Mas a ausência de relações sexuais poderia ser uma causa de peso na separação? O sexo ruim no casal justifica a infidelidade? Pelo menos devemos procurar alternativas antes de cair no engano: a melhor alternativa é a comunicação nos permite expressar nossos gostos e necessidades.

Principalmente para as mulheres, é muito importante sentirmo-nos belas e desejadas pelo nosso homem. Se o nosso objetivo não for cumprido, sentimos uma grande frustração e desvaloriza a nossa auto-estima. Uma forma de nos sentirmos de novo atraentes e desejadas, é sendo cortejadas em uma relação extraconjugal.

O sexo é um elemento essencial no casal e se este é defeituoso, quem se sente insatisfeito tende a procurar fora do relacionamento a satisfação sexual que não encontra em seu parceiro. Se apesar de sentir um grande amor pelo casal, na cama não encontramos nada excitante, nos venhamos tendo relações sexuais com outra pessoa, pois estamos zangados com o nosso casal que não quer fazer amor ou não quer levar a cabo nossas fantasias sexuais.

A infidelidade é um sintoma da série de crises que atravessamos como um casal. Se procurarmos no fundo, descobriremos que somos infiéis quando não encontramos no nosso casal o que procuramos e a nossa relação não satisfaz completamente as nossas necessidades. No entanto, superar a crise dependerá da forma como podemos comunicar como casal.

~ Giovane Conink