O empoderamento das crianças de hoje

Quando nós, sessentões e oitentões, éramos crianças, tínhamos um comportamento completamente diferente. As crianças eram mais tímidas, tinham mais respeito pelos idosos e pelos professores, e não tinham direito de opinar a respeito de assuntos dos adultos.

Também não lhes era permitido o manuseio de equipamentos tais como rádio, toca-discos, telefones, relógios, com receio de que viessem a danificá-los. Dias atrás fiquei assustado ao ver uma criança de quatro anos brincando no sofá com o notebook do pai, coisa totalmente inadmissível dentro dos velhos padrões.

Passávamos a maior parte do tempo ao ar livre, onde podíamos dar vazão a nossa energia em brincadeiras saudáveis e desenvolver nossa criatividade na criação de todo tipo de brinquedo. Hoje, “empoderadas”, as crianças praticamente mandam nos pais, que, com receio de futuros traumas, fazem todas as suas vontades. Vivem “engaioladas” em pequenos apartamentos, onde passam horas e horas frente a tela do vídeo game, o único brinquedo que lhes restou.

Jota Garcia
Enviado por Jota Garcia em 31/05/2018
Código do texto: T6351408
Classificação de conteúdo: seguro