Não é merecimento

Coisas boas e ruins acontecem com todas as pessoas, independentemente de merecimento. Sendo as pessoas boas ou não, elas passarão por situações de sofrimento. Isto acontece porque o mundo é cheio de perigos e injustiças e porque estamos sujeitos ao azar de encontrar pessoas que podem estar com más intenções. Digamos que uma mulher case com um homem que venha a abusar de sua filha. Alguém pode dizer que a menina mereceu isso? Claro que nenhuma pessoa com bom senso o dirá. E qualquer mãe que ame sua filha não casará com um homem se souber que ele é um pervertido. Com certeza, ela casou com ele porque acreditava que ele seria bom para ela e a criança. Só poderemos culpá-la se ela descobrir e for conivente - algo que muitas mães infelizmente fazem. Além disso, antes de acusarmos a mulher de ter casado com o homem sem saber quem ele era, lembremos que muita gente engana muito bem. Várias pessoas não dão sinais imediatos de sua natureza.

Aliás, a própria natureza nos ensina como o mundo é cruel, imprevisível e perigoso. Os animais têm de comer uns aos outros. Predadores correm o risco de morrer de fome se não conseguirem caçar e os que são presas precisam viver atentos para não ser devorados. E, em épocas de escassez de alimentos, não são raros os casos de canibalismo. Quem não se adaptar, morre.

Assim como os animais estão sujeitos às inseguranças do ambiente, estamos sujeitos a sofrer os efeitos do meio. No Brasil, é muito difícil alguém não ter sido assaltado ou não estar desempregado. Já na Venezuela ou Haiti, quase todo mundo está sofrendo com fome, misérias e doenças. As desgraças atingem tantos as pessoas boas quanto as ruins. Não há recompensas nem castigos.

Pode ser que cometamos atos que nos ponham em problemas. Entretanto, isso não é castigo. É mera consequência. Andar sem cinto de segurança aumenta o risco de morrermos em acidente de carro e andar sozinho num lugar perigoso à noite nos expõe a ser assaltados e até assassinados. Se eu não cuido da alimentação, poderei desenvolver problemas como hipertensão e/ou diabetes e morrer de enfarte. Ser uma pessoa boa não me livrará dos efeitos cumulativos de hábitos nada saudáveis. Não podemos esperar que ser bons nos livre do que há de ruim no mundo. Claro que cuidar da saúde não é garantia de proteção total contra nenhuma doença. Afinal, somos muito vulneráveis.

Além disso, não devemos nos deixar levar por conversas do tipo "se Deus quiser, você vai conseguir". Frases assim dão a entender que só os bons prosperam. E não é bem desse jeito que funciona. Quanta gente honesta não passa a vida inteira trabalhando duro sem conseguir melhorar seu padrão de vida? Por sinal, quem realmente prospera com essa conversa de que Deus dará a prosperidade a seus fiéis são religiosos inescrupulosos. Muitos são os que deixam de comprar alimentos para não deixar de pagar o dízimo.

Enquanto gente honesta rala para sobreviver, vemos um grande número de pessoas sem caráter com bastante dinheiro. O que leva muita gente a enriquecer ou, pelo menos, elevar seu padrão de vida pode ser um conjunto de fatores como esperteza, saber aproveitar oportunidades e até a ajuda de terceiros. Não se trata de "invejar a prosperidade dos maus.", mas de analisar a realidade. As coisas não darão certo para nós por sermos bons.

Precisamos despertar para a realidade e ensinar isso a todos os nossos semelhantes. À medida que nos tornamos conscientes da verdade e nada mais nos ilude, tornamo-nos mais capazes de refletir com clareza sobre nossos problemas pessoais e os da sociedade em que vivemos. Isto nos ajuda a encontrar soluções mais adequadas ou, pelo menos, não perdermos mais tempo com falsas promessas.