Livre ? Livre uma ova !

Vivemos em um mundo onde dizem que somos livres, mas todos sabem lá no fundo que não somos. Dormimos com o despertador, e mesmo que isso não aconteça, temos tarefas para fazer ao acordar que se não fazemos de algum modo isso vai influenciar negativamente para nossa vida, então... isso é liberdade ?

Segundo o dicionário aurélio online, a liberdade é o “Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem”, ou seja, liberdade é um conceito ético e social. A sua liberdade só se faz presente se a do outro também for solidificada, transgredir a liberdade do outro não se encaixa mais em liberdade. Um conceito até fraco para uma palavra tão ampla como a liberdade, você se acha livre ?

Livres são os pássaros que vagam por aí como querem.

Livres são os psicopatas que não ligam para regras sociais.

Livres são os gatos que dormem a qualquer hora do dia ou da noite, em uma cama confortável ou em um chão de concreto.

Nós ? não, meu caro. Nós não somos livres, dormimos para descansar pois nosso organismo precisa disso, acordamos para trabalhar pois nossa subsistência necessita acompanhar o sistema econômico capitalista, até quando vamos contra as regras sociais e éticas não somos livres, estamos presos a conceitos naturais, voe se quiser voar, mate se quiser matar... e vai saber que não somos livres. Presos às leis da gravidade ou às leis sociais que tanto temos medo, é nesse patamar que estamos. Podes desfrutar de um fim de semana com alguém, tirar um tempo do seu dia para fazer algo que queira, mas isso tudo não é liberdade, isso é autorização. Autorização dos maiores, se não a esfera social a natural, você só faz o que deixam você fazer, não pense que é dono do próprio corpo e faz com ele o que quiser, você faz com ele o que você pode fazer.

Os aliens de 2001, obra de Arthur C. Clarke, são a definição de liberdade. Tão inteligentes como retrata o autor, eles acharam meios de transferir seus corpos para carcaças de robôs ! e não pararam por aí, evoluíram de modo que puderam se destituir de algum tipo de corpo, admitindo serem energias que vagam pelo espaço como bem entendem. Não, os aliens de 2001 não são livres, estão presos às suas mentes, presos às suas ideias que não os deixam em paz. Então como encontrar a liberdade ? Com a morte ? vos digo que não, pois a morte extingue qualquer possibilidade de viver.

AURÉLIO. Significado de liberdade. Disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/liberdade. Acesso em: 01 Jul. 2018

CLARKE, C. Arthur. 2001: Uma odisseia no espaço: 1. Ed. Rio de Janeiro: Aleph, 2013

Acerac
Enviado por Acerac em 01/07/2018
Código do texto: T6378483
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.