Bendita seja a ignorância

Certa vez eu li uma frase que dizia que os livros adoecem a nossa ignorância, e isso me fez lembrar de uma professora minha, que dizia que quanto mais a gente sabe mais a gente sofre, por querer que tudo seja do jeito que nós queremos ou por querer que todos pensem da mesma forma que nós pensamos.

Diante disso eu me vejo obrigado a concordar com esse pensamento seu, e de fato talvez só as pessoas extremamente simples e de bom coração sejam felizes, por viverem com os olhos vendados, por oportunidades que não tiveram ou não quiseram aproveitar. O mundo pode estar literalmente desabando e ainda assim tudo para eles é motivo de festa, alegria e diversão, não importa a razão ou a situação ao seu redor, "bendita" seja a ignorância.

Às vezes eu me encontro pensando naquele famoso ditado que diz que o saber nunca é demais, pois o mesmo não ocupa lugar, mas até que ponto vale a pena saciar a sede do conhecimento? Quanto mais se nada nessas águas mais se quer nadar, e a inquietação e o inconformismo que isso nos traz é cada vez maior, sempre que olhamos ao nosso redor ou para coisas nas quais não conseguimos ver lógica alguma. E mais uma vez eu digo, "bendita" seja a ignorância.

É claro que eu não sou a favor da falta de conhecimento, isso também seria ignorância da minha parte, mas não vou negar que existe paz e um terrível conformismo na ignorância, pois muitas vezes as pessoas são feitas de gato e sapato pela desumanidade do ser humano, e ainda assim dão um sorriso diante disso tudo sem se darem conta da verdadeira situação.

Para terminar, vou citar uma frase de John Lennon que resume isso tudo que eu acabei de relatar, e para mim é também a sua frase mais genial e uma das grandes verdades que ele nos deixou: "A ignorância é uma espécie de bênção, se você não sabe, não existe dor". E por isso eu digo, "bendita" seja a ignorância...

Rio de Janeiro, 02/07/18

Pedro Paulo Costa
Enviado por Pedro Paulo Costa em 02/07/2018
Reeditado em 21/06/2022
Código do texto: T6379696
Classificação de conteúdo: seguro