A maldição da ignorância

Quando permanecemos na ignorância, nós aceitamos facilmente o que nos acontece como fatalidade do destino em vez de tentar encontrar uma explicação racional para o fato. Acreditamos em fantasias e ilusões e deixamos de adquirir a experiência e a sabedoria que nos dariam força para enfrentar melhor a vida. Podem dizer que as pessoas ignorantes são mais felizes. Mas ninguém pode deixar de reconhecer que a ignorância nos torna mais manipuláveis e nos impede de usar bem nossa capacidade de reflexão. Em vez de nos aprofundarmos nas questões que aparecem quando enfrentamos novos desafios que a vida oferece, contentamo-nos com respostas que tentam nos impor como "verdades".

Ser ignorante só é uma bênção para quem se aproveita de nossa ignorância. Há um ditado russo que diz que, quando sabemos demais, tornamo-nos velhos mais cedo. Por que será? Talvez seja porque, quanto mais conhecimentos ganhamos, mais perdemos a inocência. Descobrir certas coisas não é agradável porque, como bem diz um dito popular, a verdade é dolorosa. Porém, se por um lado ela traz dor, por outro acabamos nos preparando melhor para os futuros desafios que nos surgirão futuramente.

Saber a verdade nos torna menos tolos, ensina-nos a ver além das aparências e a enxergar melhor o que está errado. A ignorância nos mantém presos no preconceito e na mentira. Buscar conhecimento não nos torna necessariamente pessoas melhores e/o mais felizes, mas pode contribuir para que ajudemos a transformar o ambiente de forma positiva. Claro que teremos de usar o bom senso para usar nosso conhecimento.