Explicações ridículas

Nós não podemos dizer o porquê de acontecer desgraças com as pessoas, mas, muitas vezes, ao tentar explicar, podemos soar insensíveis e irracionais, principalmente se nos basearmos em crenças. As pessoas, baseadas nas suas crenças, podem dizer coisas bem ridículas para explicar as coisas desse mundo, sem se dar conta de que estão mesmo sendo inconvenientes. Não se está criticando a religião em si, mas o fato de muitas pessoas fazerem afirmações sem sentido com fundamento naquilo em que acreditam.

Uma vez, contei a umas pessoas a história de um menino no Japão, que adulto se tornou jornalista e fotógrafo freelancer. Quando ele era criança, com uns onze anos, a mãe se divorciou do pai e foi viver com outro homem. O irmão mais velho dele, que tinha uns quinze anos, virou delinquente. O marido da mãe bebia e não trabalhava, além de brigar com o mais velho, que vivia sendo detido e foi expulso da escola.

O menino também foi abusado pelo padrasto. Quando descobriram, o pai dele e o irmão quiseram matar o padrasto e mãe, apesar de se divorciar do homem, não denunciou. Os meninos foram viver com o pai e, anos depois, o pai morreu e o irmão adquiriu dívidas com um cassino e desapareceu para sempre. Ele ficou vivendo sozinho com dezoito anos.

Olha o que dizem as pessoas: "O diabo só atormenta as pessoas boas, quem não é de Deus ele não incomoda."

Vamos ser racionais. O que isso insinua? Dizer que um menino teve sua família desestruturada e sofreu monstruosidades como abusos sexuais por ser uma pessoa boa porque o diabo só atormenta quem é bom não soa nada lisonjeiro para as pessoas cujas vidas familiares são felizes e equilibradas. Obviamente, ninguém tem uma vida perfeita. Mas há pessoas que estão satisfeitas e encontram no lar doméstico um ambiente acolhedor e seguro. Então, esse povo é tudo do diabo? Também querem dizer que toda pessoa boa irá necessariamente sofrer?

"A gente tem que passar por essas coisas mesmo, porque Cristo morreu por nós” e

"Isso é por causa do pecado de Adão.”

Mais uma vez, duas afirmações ridículas. Qualquer pai ou mãe que ame seus filhos e saiba que eles passaram por abuso sexual não concordará com afirmações desse tipo. Nenhuma criança precisa passar por situações monstruosas. Tudo que podemos dizer é que coisas assim acontecem porque, infelizmente, há pessoas monstruosas que nem sempre revelam sua natureza e que cruzam nosso caminho. Estamos sujeitos a desgraças desse tipo e, uma vez que elas aconteçam conosco ou com alguém a quem amamos, tudo que podemos fazer é lutar para reerguer nossa estrutura emocional e encontrar a felicidade, já que coisas assim não podem ser desfeitas.

Há coisas que não adianta tentar explicar. Só dá para fazer o melhor que podemos quando elas acontecem para preservarmos nossa sanidade mental.