O Lamento de Jeremias pelos Israelitas de ontem/hoje.

"Muito se fala e epera a volta do Mestre, Messias,Nazareno, Jesus Cristo.E, parece que o povo meio que se esqueceu ou não está ligando muito para isso. Prova é, que a apostasia se instaurou de forma avassaladora e complexa parecendo ser normal tanta mistura e contradição da vida que agrada a Deus. Há quem diga ser apenas para: o cumprimento das escrituras; vejo além disso.

Mas me responda: E você conhece as escrituras, o seu inteiro teor, de forma completa? Está atento a tudo quanto nela está escrito ou fica se intrometendo com o que não sabe e dado azo a comentários e discursos vãos?

Acerca disso Jeremias, 'o chorão', aquele que se lamentava pelo abandono do povo, de Israel, predizendo o castigo que viria sobre eles caso não se arrependessem, urgentemente, e sua condição espiritual que não era nada boa, pois tinham agido aleivosamente, desconsiderando o que tinham aprendido no que se refere às leis divinas, o que só trouxe a ira de Deus, ou melhor, a justiça de Deus sobre eles a ponto de o próprio Deus dizer que eles não o conheciam (Jm.8.7,c- [...] mas o meu povo não conhece o juízo de Deus).

E mais, vai descrevendo o estado em que se encontrava o povo israelita, vendido pelas riquezas, comprado pelo prazer humano, mesmo sabendo serem estes passageiros e vis.

Esqueceram-se daquilo que o Senhor lhes prometera e deixaram a lei de Deus. Que decepção!!!

Não só deram as pérolas aos porcos, como amaram viver com eles aparentando um estado de bonança terrena, desregrada, desmedida e vil.

Por isso o Senhor diz, usando a boca de Jeremias (Jm.9.13- "E disse o Senhor: Porque deixaram a minha lei, que publiquei perante a sua face, e não deram ouvidos à minha voz, nem andaram nela."

Lamentável e digna de lamento, sendo sentida, parece que bem mais, pelo profeta Jeremias, do que por eles, o qual chorou profundamente esta condição de indignidade do povo escolhido que se comportara como um cão morto; por escolha própria, frise-se.

Em seguida o Senhor fala por Jeremias, como um pai que ainda espera o arrependimento, restauração do filho amado, bem como o seu retorno a casa (Jm.9.23 e 24- Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, que faço beneficiência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor).

Então... mesmo que muitos escolham o que a aparência dos seus olhos aprovar, resta analisar as profecias e impolgações, ditas espirituais, sempre à luz das escrituras e, orando, o Espírito Santo lhes dirá o que é ou não 'do Senhor'.

A apostasia reina, mas a palavra de Deus permanece a mesma, o seu teor é único, pecado ainda é pecado e, sem querer ser chato ou extremamente liberal, examine as escrituras, elas são mais que palavras, guiam para a vida, iluminam o seu caminho , e o fará prosperar, indubitavelmente.

Portanto, não se porte como o israelita de hoje, fugindo da voz do Senhor e dando vazão àquilo que te motiva e alegra o seu coração, mesmo sabendo não ser advinda do Senhor. Não se engane, nem se aproveite da sua condição de escolhido, povo de Israel, folgado. O Senhor é misericordioso, amoroso, mas justo e ama a justiça."