Marxismo, doutrina ou ilusionismo doutrinário?

As teorias de Karl Marx e as inúmeras que delas derivaram no decorrer das décadas até nossos dias, são o maior jogo de palavras já montado na História da Humanidade.

O Marxismo foi construído sobre duas concepções básicas:

- existe uma luta de classes permanente na sociedade;

- o Socialismo inevitavelmente prevalecerá sobre o Capitalismo.

Lênin, no texto “Friedrich Engels”, publicado em 1895, observa que “Toda a história escrita até aos nossos dias é a história da luta de classes, a sucessão no domínio e nas vitórias de umas classes sociais sobre outras.”.

Porém Lênin se “esqueceu” de mencionar que toda a História da Humanidade foi escrita com lutas de pessoas, grupos ou nações umas contra as outras. O Homem não suporta o homem, por isso está constantemente tentando subjugá-lo e tomar suas propriedades ou postos ou na melhor das hipóteses, tentando escravizar indivíduos ou povos inteiros. Exemplos básicos: marido que escraviza a esposa e o governo da Coréia do Norte.

É natural que em determinados momentos os subjugados reajam ou esbocem alguma reação contra os dominadores.

Portanto, o maior mal da Humanidade é, paradoxalmente, o homem e não o dinheiro.

Passados mais de 150 anos desde a publicação do Manifesto Comunista de Marx e Engels, a certeza de Marx de que o Socialismo iria triunfar sobre o Capitalismo ainda não se confirmou.

Apesar do Marxismo ter mostrado sua força para influir no pensamento e comportamento, principalmente dos jovens, o Socialismo por outro lado, foi comprovado na prática como ineficaz para corrigir “os males do Capitalismo”.

E hoje vemos que os mais dedicados ativistas da doutrina de Karl Marx não escondem seu amor pelas delícias do Capitalismo, embora cinicamente e paralelamente continuem afirmando que ele é o grande mal da Humanidade.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 14/07/2018
Código do texto: T6389807
Classificação de conteúdo: seguro