O Que É a Fé ?

De acordo com o dicionário, Fé é substantivo feminino, que significa crença, convicção intensa e subsistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita se torna verdade.

Tratando-se de coisas concretas, geralmente a Fé torna-se dispensável, em função da comprovação que pode ser observada visualmente, e admitida pela compreensão. Contudo, a questão da Fé se torna mais complicada, quando se trata de coisas abstratas, incorpóreas, que não podem ser percebidas pelos nossos sentidos, ou sobre as quais não temos um conhecimento pleno e específico. Para tornar ainda mais complexas as considerações sobre a Fé, ocorre que as coisas abstratas podem ser discernidas pela intuição, um instrumento que entra em ação com total independência em relação à nossa vontade. A intuição, portanto, é uma forma de obter o conhecimento, sem que ocorra a participação da racionalidade na sua elaboração. Ela participa apenas na admissão desse tipo de conhecimento. A Fé, quando não existe o conhecimento, é anêmica, elástica, volátil, e evolui conforme a influência das circunstâncias externas que circulam ao redor do Ser Humano. O conhecimento, por sua vez, como uma força magnética, atrai e incorpora a Fé, tornando-a desnecessária como um instrumento isolado. Ninguém precisa da Fé, para acreditar que dois mais dois equivale a quatro. Pelo conhecimento a Fé torna-se fixa e imutável.

Porém, diante desse contexto, as coisas se complicam ainda mais, quando adentramos o terreno da metafísica, pois aí predomina em termos absolutos, o conhecimento intuitivo produzido com exclusividade pelos insights espirituais, que são atributos também exclusivos dos renascidos, contemplados com as revelações espirituais. Para completar as dificuldades que permeiam este amplo cenário, o conhecimento intuitivo é absolutamente pessoal, e não pode ser transferido no inter-relacionamento entre as pessoas, a não ser que haja uma nivelada compatibilidade espiritual entre elas, considerando a diversidade específica de dons ou carismas espirituais. Essa transferência somente ocorre mediante idênticos insights espirituais que eclodem no espírito das pessoas, e a origem desses insights, os agraciados a conhecem muito bem, mas essa experiência também é intransferível e independente da vontade humana.

Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração humano, são as que Deus preparou para os que o amam. Deus, porém, revelou-as a nós pelo seu Espírito. Pois o Espírito examina todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens conhece as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as conhece, a não ser o Espírito de Deus. Não temos recebido o espírito do mundo, mas, sim, o Espírito que vem de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus. Também falamos dessas coisas, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são absurdas; e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém. (I Coríntios 2;9 a 15)

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 30/07/2018
Código do texto: T6404539
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.