Um desabafo sobre expectativas

Expectativas, não as crie! (ou evite o máximo que puder).

Um dia eu estava voltando de um jogo de futsal da minha irmã e nós passamos em frente a uma doceria com uma vitrine linda, era a vitrine mais linda e apetitosa que nós já tínhamos visto, com tortinhas que pareciam ser a oitava maravilha do mundo de tão bonitas, olhamos por alguns minutos e fomos embora. Num outro dia decidimos que precisávamos ir naquela doceria comer uma daquelas tortas de morango, e pra nossa decepção foi a pior torta de morango que nós já tínhamos comido na vida.

Semelhante à isso são as expectativas ou idealizações que criamos em cima das pessoas. Por diversas vezes colocamos esperanças em determinadas situações e/ou indivíduos achando que esses vão acabar sendo da forma que pensamos, mas que fique claro que são raras as vezes que isso acontece. "Nós criamos as nossas próprias expectativas e depois nos frustramos porque não conseguimos encontrar alguém que supra todas elas", eu li isso em algum lugar que não vou lembrar agora.

Mas o que eu quero dizer com isso é que, nós colocamos na cabeça que as pessoas têm que ser do jeitinho que idealizamos, nós fazemos um molde do jeito que queríamos que fosse a pessoa (ou algumas situações) e tentamos fazer com que tais se encaixem nesse molde, e dentre tantas coisas que passam pela nossa cabeça, a única coisa que não passa é que ninguém é obrigado a agir da forma que nós queríamos que elas agissem.

Eu particularmente sou o exemplo vivo de quem cria expectativas que acabam frustradas. Se eu fosse listar a quantidade de vezes que eu idealizei momentos perfeitos que não saíram bem como imaginei seria vergonhoso. A questão é que nós (ou apenas eu) temos que parar de culpar as pessoas por não agir do jeito que nós esperávamos. Elas não tem que seguir um padrão de ações criadas na nossa cabeça, e isso é completamente normal.

Quando eu ouvi que não era o momento certo, eu chorei, gritei, me culpei, o culpei e depois de tudo isso, um pouco mais calma eu vi que não tinha que ser o momento certo só porque eu queria que fosse. Infelizmente as coisas não funcionam assim, e foram as minhas expectativas sem fundamento em algo que deveria ser tão simples que me fizeram ficar mal por semanas.

Hoje, eu olho pra tudo isso com um pouco mais de tranquilidade, sabe ? Mas sendo bem sincera, eu estaria mentindo se dissesse que as vezes não me pego imaginando uma reviravolta tipo aquelas de filme, que no fim tudo se encaixa e sai como sempre esperávamos que ia ser. Esperanças, por mais que eu não queira elas ainda existem e lutam a todo o momento contra a minha vontade de não alimentá-las.

Seria quase um pecado falar que nós não devemos criar expectativas nas nossas vidas, até porque se formos parar pra pensar, são elas que nos levam sempre em frente nas coisas que queremos. O mais correto seria pedir que fossem racionais quando as criar, nesse caso bem diferente do que eu fui e sou.

No fundo eu ainda quero acreditar que vai ficar tudo bem, por mais que as circunstâncias insistam em me mostrar o contrário, eu tento empurrar com a barriga, na esperança de que talvez isso vai mudar e que todo esse tempo eu estive enganada quando ao fato de alimentar falsas expectativas que não resultarão em nada.

São 01:56 da manhã de uma quarta-feira do dia 08 de agosto, e esse texto foi mais um desabafo das coisas que estão rondando minha cabeça nos últimos meses e sendo bem franca comigo, ele não fez sentido nem pra mim que o escrevi, seria estupidez pedir que o compreendessem ou tentassem tirar máximo proveito das coisas que "vomitei" aqui na forma de um desabafo despretensioso.

N, 18 anos.

Noemi Nayara
Enviado por Noemi Nayara em 08/08/2018
Reeditado em 08/08/2018
Código do texto: T6413523
Classificação de conteúdo: seguro