Você prefere estacionar ou seguir em frente?

Ontem eu estava retornando da faculdade e, sentada no banco do ônibus, fiquei observando atentamente aquelas setas, linhas brancas, retas, símbolos etc relacionados ao trânsito. Comecei a cogitar: Para alguém que estudou e já tem alguma experiência com carros, decerto compreende aqueles sinais. Entretanto, para um leigo tudo se torna um código. Uma verdadeira incógnita... Digo isso por experiência própria. A minha primeira aula de direção foi no dia 23 de Junho desse ano (num sábado). Eu simplesmente adorei! Meu pai é um excelente motorista, por conta disso evita muitos acidentes no trânsito (tirando a parte que ele não sabe estacionar direito. Sempre estaciona praticamente no meio da rua (rs). Ora, nem tudo é perfeito!). Eu não sabia nada sobre carros... Contudo, nesse dia, segui as instruções do meu pai. Fomos lá para o outro lado, num campo de futebol baldio cheio de obstáculo, tais como: pneus, a trave do gol, pedras gigantescas, buracos e por aí vai. Não fiquei nervosa, uma vez que confio plenamente no papai. Tudo ocorreu maravilhosamente bem! Ele, minha mãe e minha irmã ficaram impressionados. Na primeira aula, passei no teste da baliza! Também, diante de tantos bloqueios (rs). Todavia, eu consegui por causa da atenção que dei ao meu pai. Ele foi me ensinando e me passando os ''macetes''. Segui à risca! Depois de matutar nisso, outro pensamento veio em minha mente. Talvez não tenha nada a ver, mas vou relatar o que refleti: O amor ocorre da mesma forma. Somos ensinados a amar, assim como a odiar, sentir inveja, sermos egoístas... Tudo é um aprendizado! E quando vivemos de fato o que aprendemos, conseguimos extrair o nosso melhor. Sabe? É necessário vivenciarmos a teoria na prática. Muitas das vezes falamos sobre o amor. Que ele é lindo, especial, cura todos os males, é relevante, o bem mais precioso etc... Mas nem sequer praticamos o que estamos dizendo! E como fazê-lo, KT? Nas pequenas situações. Seja dando um ''Bom dia!'' para alguém; exercitando a gentileza, a paciência, o respeito. Elogiando, ajudando, orando, incentivando... Não precisa fazer grandes coisas para que todos vejam. Faça no secreto! Não busque por aclamações. Não procure os seus próprios interesses. Retenha os bons ensinamentos, siga os bons exemplos. Apesar disso, algumas vezes ficamos inertes diante de algumas circunstancias... Quiçá por medo, dúvida ou a lembrança de experiências ruins. Não conseguimos agir e retrocedemos! Deixando de lado aquilo que aprendemos. Nos escondemos! Tornamo-nos apáticos. Foi isso que aconteceu comigo na minha segunda aula de direção. Só estancava o carro (rs). Não saia do lugar... Não estava mais conseguindo ouvir a voz do meu pai, dado que outro pensamento falava mais alto: Você não vai conseguir! Desiste. Nem adianta tentar mais. Você é muito ''burra''... Como pode esquecer tudo? (Para ser sincera, eu nunca me imaginei segurando sequer o volante de um carro, para mim era impossível). Entretanto, eu parei e respirei fundo. Percebi que se nós queremos realizar algo, temos que ''tampar os ouvidos'' para a nossa própria voz interior que luta com todas as forças para abrirmos mão de tudo. Dei a volta por cima! Agora, quando vou pegar uma aula com meu pai, fico mais confiante do que nunca. Cada dia é uma nova experiência! Mas outro pensamento me veio à mente: Ainda sobre o amor... E aquelas pessoas que não tiveram experiências boas e significativas, como vão conseguir enxergar as coisas por outro ângulo? Acredito que da mesma forma que eu me senti desanimada no meu segundo dia de aula, já que só estancava o carro... E quase fiquei ''traumatizada'' por isso, me achando incapaz etc, decidi tentar uma, duas, três, cem vezes ou mais... Eis o segredo: ''TENTAR''. Busquei forças de onde eu nem sabia que tinha. E fui em frente! Com o amor não é diferente. Possivelmente, muitos não saibam ''interpretar os sinais, tornando-se desconhecedores''. E quando a oportunidade de vivenciar aquilo pela primeira vez chega, a emoção é indescritível. Por mais que existam momentos em que pensamos que o mais fácil é desistir logo. Deveras, mas quando descobrimos que podemos ir além dos nossos limites, percebemos que cada minuto é tempo de mudar, crescer e ser feliz. Sempre colocando em prática os bons valores! Aquilo que ficou marcado em nossa história. Tal como num volante de um carro, onde você é quem decide para onde vai, se quer parar ou não, se vai desistir, assim é a vida, o amor.