O HOMEM QUE IMAGINA SER COMPLETAMENTE BOM É UM IDIOTA

Se a consciência nos torna humanos, a imperfeições também é um traço distintivo de nossa espécie. Passamos mais tempo reparando erros do que construindo coisas de valor.

Assumir essa característica da nossa condição nos ajuda a ser humildes e, o que é mais importante, nos faz tomar consciência de quanto ainda precisamos nos aprimorar. Todo fracasso ou erro nos ensina como fazer melhor.

As pessoas mais inflexíveis e perfeccionistas sofrem as consequências de seus atos imperfeitos. Se algo dá errado, costumam mostrar qualquer falha que possam ter cometido.

Nietzsche nós da o seguinte conselho: é inútil queremos ser bons o tempo todo e fazer tudo certo — o que importa é estarmos dispostos a fazer um pouco melhor hoje do que fizemos ontem.

A palavra japonesa "wabi-sabi" define a arte da imperfeição: no que é incompleto, irregular e antigo existem vida e beleza, pois aí está contido o desejo que a natureza tem de aprimorar a si mesma.

B Stephan
Enviado por B Stephan em 11/08/2018
Reeditado em 13/08/2018
Código do texto: T6416017
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.