2Q==
                                  (imagem do Google)


Zelo
Casal todo prosa,
edificou teu doce lar!
Ofereço-lhes uma rosa, amorosa!
Nesta noite de luar, só adular!

 
 
Com barro misturado a esterco, palha e pequenos galhos, o macho e a fêmea trabalham juntos por 18 dias para a construção do ninho. Em média, a casa tem 30 cm de diâmetro e 5 cm de espessura. O casal tem preferência por locais abertos para fazer o ninho, como em árvores isoladas e postes de iluminação. A casa é separada em duas partes por uma divisória: a entrada, que permite ao pássaro entrar sem se abaixar e é sempre voltada para o norte, evitando que o vento entre, e o interior do ninho. 

A sua grande habilidade de manipular o barro dá nome ao passarinho. Outro destaque do joão-de-barro é o canto. Alto e forte, como uma gargalhada, a sua vocalização tem sequência rítmica prolongada como uma canção festiva, crescente e decrescente,  e é cantada pelo casal  nas horas mais quentes e claras do dia.

O joão-de-barro mede aproximadamente 19 cm. Na parte superior do corpo, ele apresenta cor de ferrugem, na parte inferior, coloração marrom clara. Sua cauda tem uma tonalidade avermelhada.

Encontrado na Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia, o joão-de-barro come insetos, larvas, aranhas,  moluscos e, ocasionalmente, sementes. A fêmea põe de três a quatro ovos a partir de setembro. A gestação dura de 14 a 18 dias. Os filhotes são alimentados por um período de 23 a 26 dias. Depois, estão prontos para voar e partir.
 
P.S Quando criança, no interior de Minas , presenciava e encantava-me com esse engenheiro, cavalheiro. Meus irmãos e eu éramos guardiães das casas de João-de-barro nas árvores próximas à nossa casa.  E eu que não sabia que essa construção conquistara  desde aquela época meu coração!
 
Grata ,aos poetas pelas  interações:

 Fernando A Freire
PÁSSAROS, OS PÁSSAROS!...
AMAMOS SEUS NINHOS E SUAS CASAS
MAS, LOGO NÓS, QUE NÃO TEMOS ASAS,
ESTAMOS TOMANDO O SEU ESPAÇO.

 POETA OLAVO
" A MINHA CASA SERÁ SUA
O MEU TEMPO SERÁ SEU
MORAR ADMIRANDO A LUA
COM VOCÊ NESSE APOGEU"

 Alkas
Lindos passarinhos 
biquinho com biquinho
construindo o ninho
onde em sonho vão morar...

 Alberto Valença Lima
João-de-barro com amor
Constrói casa pra morar
Sua cria há de vingar
Num setembro em flor.

 
Rosa Alves
Enviado por Rosa Alves em 16/08/2018
Reeditado em 23/02/2021
Código do texto: T6421164
Classificação de conteúdo: seguro