Benefício da Dúvida

Dos 20 aos 30 anos eu sabia que a procura pela verdade era uma espécie de verdade absoluta.

Hoje, aos 32, não posso afirmar categoricamente nada ou mesmo discordar do que quer que seja.

Tudo é etéreo como um dia ensolarado encoberto pelo teto do seu quarto escuro, deitado no colchão contando progressivamente, segundo após segundo, o que há de novo lá fora.

E novidades, meu amigo, elas não pressupõem verdades ou benefícios causais. As nuvens carregadas sobrepujam o astro e se apresentam de repente e então a tempestade do novo lhe encharcará até os ossos.

Era melhor mesmo ter ficado na minha cama, mesmo sabendo que essa escolha também teria um fim. Tudo tem esse fim curiosamente desconhecido, mas previsível.

Talvez, meu amigo, talvez mesmo as vendas nos olhos quando se acredita nas utopias lhe façam permanecer altivo e em constante movimento, como eu fazia dos 20 aos 30 anos.

Mas eu lhe posso afirmar, meu amigo, que o movimento circular é tão eletrizante quanto assistir às missas pela manhã dominical. E em movimento não estamos todos dadas as forças físicas exercidas sobre nosso planeta, sistema, galáxia, universo? E se bem você se lembra, meu nobre, tudo está em órbita de uma força invisível que vai lhe comprimir dentro da cabeça de um alfinete daqui a bilhões de anos novamente.

Hoje, aos 32, posso afirmar categoricamente que minha discordância acerca das utopias não é irreal, visto que não é muito difícil colocar em xeque abstrações. Tal qual no xadrez, os movimentos podem ser previstos, embora postos a milhares de possibilidades que se reduzem proporcionalmente à desconstrução das defesas.

A incógnita é a única certeza que me restou quando estou sentado num banco de uma cafeteria esfriando o café em minha língua e esquentando os olhos ao observar a energia cinética das pessoas que nunca param de se mover em círculos.

O ângulo reto talvez tenha sido a maior expressão humana a romper com a ideia do círculo se perpetuar ao redor em todo o espectro das experiências do ser. As formas dão corpo ao conteúdo, portanto os círculos sociais, os ciclos de vida dos produtos, a reciclagem, os pratos e panelas, os copos e garrafas, a rotina de trabalho, os relacionamentos não têm cantos para se escorar, não têm pontas vivas para ferir, não se posiciona fixamente sem depender de raízes.

O Mas o inevitável lhe colocará dentro de uma caixa cercada por ângulos retos produzida a partir do material oriundo daquilo que têm raízes e lhe deixará aprisionado sob a segurança dos cantos e pontas vivas que lhe protegerão por toda a eternidade até o fim deste ciclo geológico.