Recomponha-se

As vezes em um momento da vida estamos bem, seguindo sem nenhum tipo de preocupação, a ñ ser as normais do cotidiano. O nosso emocional é uma caixinha de surpresa e nunca devemos achar que algo nunca irá acontecer com a gente. Aprendi na pele o quão isso pode acontecer. Entrei em um estado de quase depressão, chamei de pré depressão. Não tinha vontade de sair da cama, ñ conseguia sorrir, era cama banheiro cama. Não conversava direito nem com a minha mãe e procurava evitar o contato pessoal porque achava que ñ tinha nenhuma condição de me portar na frente das pessoas. Foi um momento difícil, no entado, eu me coloquei nessa condição, eu fui o responsável por isso é devo admitir que foi um bom momento também. Estranho eu dizer isso mediante ao estado que fiquei mas ainda ñ é a hora de dizer o porque foi bom. Perdi no total 9 kilos não me orgulho disso mas me senti bem assim quando reencontrei pessoas que notaram a minha perda de peso e disseram que eu estava bem, mais bonito. E isso pra minha auto estima era muito bom, mas ainda sofria muito. Quem tem depressão consegue fazer tudo, ela está dentro e é como uma âncora que jogam no fundo do mar com uma corda amarrada em você e aquilo te puxa pra baixo. Nadar pra superfície é nadar pra morrer. Devemos nos desamarrar da corda e nos livrar da âncora de vez. Terão dias q olharemos para o oceano pensando na âncora, e isso é normal, mas não devemos nos deixar amarrar novamente. Nessa trajetória só tinha contato com alguns amigos via internet e vários tentaram me ajudar de alguma forma. Mas existem pessoas que são colocadas na sua vida por algum propósito.

- Preciso falar com vc. Disse eu meio tenso e preocupado.

- O que aconteceu? Respondeu Lania tentando entender um pouco as coisas.

Conversamos por horas e dias e contei tudo o que estava acontecendo. Contei o que estava sendo minha âncora. Procurei ela pois sabia que ela ja havia tudo seus problemas e havia feito terapia, o que resultou em uma melhora. Lógico ela ainda olha pro oceano e tem crises de ansiedade. O que é normal, ninguém que ja passou ou ñ por isso, está isento.

Em minhas crises eu tremia parecendo Parkinson em um nível bem crítico. Não tinha a mão de ninguém pra segurar a minha e muitas dessas crises passaram depois de muito choro sozinho no escuro do quarto. A Lania de longe tentava me acalmar com palavras e me dando forças. E se eu fosse escrever uma biografia, teria q escrever um capítulo pra ela. Ela me mostrou as coisas de outra maneira e que nada é o fim do mundo. Que por estarmos sufocados e sem ar por a âncora ter puxado pro fundo mar, o ar se esvai aos poucos mas que não podemos engolir água. Ela foi a pessoa que além de me dar um cano pra eu respirar embaixo d'água, me orientou a desamarrar a corda. Por diversas vezes corri atrás dela porque não estava bem.

- Lania, estou destruído.

- Mas o que aconteceu?

- Estou em crise, tremendo igual a um condenado. Disse eu em nervos.

Quando ela responde, vem um sermão com educação e conselhos de alguém que ja passou por algo parecido ou pior.

- Ninguém é insubstituível. Inclusive você! Eu não sou insubstituível pra nenhum que passou na minha vida. Isso é a melhor coisa que deve carregar para si. Tirando tudo você teve sua filha que de fato Deus nos dá como dádiva alguns anjos pra aprendemos algumas coisas. Ou nos tira pra que possamos amadurecer a cabeça dura. Felicidade se sente a cada dia. Com você mesmo ou pessoas ao seu lado. NÃO BUSQUE FELICIDADE EM PESSOAS. ISSO É MEGA ERRADO. PENSA TÁ NUMA FASE EGOÍSTA MAS NO BOM SENTIDO.

Eu to também nessa fase. Mas é isso gostar de nós. E pensar como vamos mudar umas ações nossas.

Todas as vezes ela falou algo parecido sempre me dando uma direção e isso não tem preço. Não sei ao certo como ela se sente em ter me ajudado a sair de um momento difícil mas espero que se sinta bem. Realizada.

Hoje confesso que ainda olho pra âncora. Tremo. Tenho minhas paranoias mas isso é o que me dá forças, pois sei que lá embaixo no oceano a situação é bem pior.

Prefiro terra firme, onde meu corpo tenha sustentação e não sinta meus membros lutando cada um por si.

Ao fim de tudo posso dizer que eu mudei, mas a mudança e diária e constante. Nós seres humanos temos uma mente e coração que sempre entram em conflito um com o outro. Quem paga o pato somos nós mesmos. Mas essa é a beleza da humanidade, seres mutáveis o que nos torna raros. Ninguém é igual a ninguém.

Fazendo uma analogia pra encerrar toda essa história, chego a conclusão que a vida é uma rosa. Não importando a cor dela ou beleza sempre terão espinhos. E por várias vezes vamos nos picar neles e irá machucar e sangrar. E terão vezes que iremos pegar o caule dessa rosa com a mão inteira e apertar com força fazendo o sangue escorrer por entre os dedos e depois disso vem a melhor coisa, a cura. Sempre terão as cicatrizes depois disso que farão nos lembrar da dor, mas seremos responsáveis pela escolha se queremos ou não passar por aquilo de novo. Terão vezes que vamos responder que sim e passaremos pelo processo novamente, mas isso não nos fará burros e sim nos dará a oportunidade de aprender algo que deixamos escapar.