Será que foi da vontade de Deus?

É muito comum que digam que certas coisas que nos acontecem são da "vontade de Deus" ou que "Deus quis assim." Será que foi mesmo? Pensemos bem: quem garante que aquela pessoa que lhe fala com tanta autoridade (como se fosse entendida dos mistérios do universo) sabe o que está dizendo? Ela é tão ignorante quanto você. Talvez ela esteja apenas expressando sua opinião ou desejo e dizendo que é a vontade de Deus -ainda que não vá admitir - para que você se conforme e aceite como verdade incontestável o que, muitas vezes, pode ser refutado e derrubado com o menor raciocínio.

Eu nunca recebi nenhuma revelação me dizendo nada acerca dos desejos divinos. Não sei de nada. Por que aquela outra pessoa saberia? Tenho pensado nisto principalmente agora, ao lembrar coisas que me disseram no passado. Diziam-me que era a "vontade de Deus" para mim e, depois de muito pensar, vejo que elas não sabiam de nada. O mais provável era que suas palavras fossem fruto do que pensavam ser verdade ou do que queriam.

Muitas pessoas sofrem a infelicidade de ser filhas de pais que são pais apenas no nome e eu, infelizmente, sou filha de um pai desses. Dói, mas não querer enxergar a verdade não a mudará. Sonho sair de casa desde os dez anos. Estou dizendo isto para que entendam um episódio que houve comigo, anos atrás. Eu conversava com mãe que sonhava arrumar logo um emprego assim que me formasse para que pudesse ir embora de casa. Ela rebateu: "Será que isso é a vontade de Deus para você?" Eu achei estranho. Tanta gente não vai logo embora da casa dos pais? Por que eu não? Que havia de errado no meu desejo? Eu respondi:"Mãe, e é da vontade de Deus que eu viva aqui até os cinquenta anos?" Ela não gostou.

Hoje, penso que suas palavras foram movidas por seu desejo de que eu não saísse de junto dela. Era sua vontade e nada havia de divino. Engraçado é que as pessoas não se dão conta de que, ao expressar o que querem, falam que pode ser da vontade de Deus, transformando-o em alguém que interfere na vida das pessoas em seus detalhes mais ínfimos. O fato de querer sair de um lar onde nunca fui feliz era algo que dizia respeito apenas a mim e, com certeza, não faria mal a ninguém. Por que Deus iria querer me impor algo que me faria infeliz? Então, não somos seres humanos livres e com direito a decidir nossas vidas, mas personagens de um livro cujo autor é um Deus que, ironicamente, deu-nos a capacidade de sonhar e ter desejos.

Também contesto essa história de "vontade de Deus" por causa de algo que me fizeram: após minha primeira graduação, comecei a lutar para passar em concursos públicos. Não consegui e meu pai me forçou a fazer outro curso. Eu disse que não queria e pedi a ajuda de mãe e tentei desabafar com outras pessoas, dizendo que seria perda de tempo. Aí, falaram:"Mas quem sabe não é a vontade de Deus para você?" Hoje, vejo que não era. As pessoas falaram que era a vontade de Deus para me convencer a acreditar que era o melhor para mim, mesmo quando eu dizia que estava infeliz fazendo o curso. Havia dias em que eu me trancava no banheiro da universidade para chorar por não aguentar me sentir uma marionete e um fracasso, incapaz de decidir minha vida. Muitas vezes, viram-me chorando a um canto e disseram que eu me animasse, porque Deus sabia o que fazia.

Atualmente, vejo que as pessoas se apoiam no nome de Deus para poder impor o que pensam. Quando participei de uma oficina de oração após a morte de mãe, o que mais ouvi era que minha situação era a cruz que Deus tinha me imposto. Estranho, não? Então, eu tenho que sofrer uma vida inteira para merecer a salvação? Como podem saber que foi Deus que quis me impor isso? Pergunto-me isso principalmente porque muita gente passa sua vida sendo uma cruz para os outros em vez de carregar uma e, aparentemente, basta se arrepender e aceitar Jesus antes de morrer que será salva. Vejamos os condenados à morte que mataram e estupraram crianças. Basta se converterem antes da injeção letal que acordarão nos braços de Jesus.

Minha última questão a ser posta aqui se baseia no que disse uma senhora muito católica me falou. Ao saber que eu me sinto frustrada porque sonho sair de junto do meu pai desde a infância e não consegui, ela respondeu: "A gente faz nossos planos, mas Deus tem coisa melhor para nós."

Uma pequena reflexão derruba este argumento ridículo. Então, Deus nos fez incapazes de saber o que é bom para nós? Quanta gente não passa sua vida fazendo apenas o que quer sem que Ele, supostamente, interfira? Eu sei que o que estou passando não é bom porque eu poderia estar com minha profissão, sustentando a mim própria, sendo livre para decidir minha vida e não tendo de aguentar todos os dias um pai que não quer que eu trabalhe, mas que fique apenas em casa fazendo as coisas para ele. Ele diz que, se eu for trabalhar, não haverá quem faça as coisas em casa. Isso é o melhor para mim? Nenhuma pessoa minimamente inteligente concordaria com isso, não é? Além disso, o que eu sempre quis foi uma felicidade normal. Por que Deus interferiria nisso? E vale a pena perguntarmos isso, pois o Deus que interfere em algo que só diz respeito a mim não interfere quando um maluco quer sair atirando em várias pessoas, quando um pedófilo quer estuprar uma criança ou quando um ditador oprime seu povo. Se Deus respeita a liberdade dessa gente, por que não respeitaria a minha?

Não quero dizer que Deus não existe, porque não sei de nada dos mistérios espirituais. Não sou melhor nem pior do que ninguém. E, após refletir sobre todas essas coisas, só posso concluir algo: não devo falar nada me baseando no que acredito. Falo apenas me baseando no que sei. E vejo que todas essas pessoas, dizendo-me essas coisas, só me apresentaram uma versão horrível de Deus: a de um ser tirânico, pior do que a de qualquer opressor ou ditador, que nos impõe suas decisões sem querer saber se nos trarão infelicidade.