Beleza

É duro se viver hoje em dia numa era virtual, uma era cercada de modernidade: a era da selfie.

Eu diria mais: é duro se viver e ser mulher nessa atual era regida pela superficialidade.

Vivemos numa sociedade onde a ditadura da beleza é uma constante, e essa imposição estabelecida pela grande mídia é inatingível e vendida como algo comum; e o mais perigoso: como sendo natural impondo esse padrão único fazendo assim com que muitas mulheres busquem se identificar, e ainda pior sejam levadas a seguir a qualquer custo, como se fosse essa a única forma "aceitável" de beleza.

Isso representa uma visão subjetiva, que pode induzir a distúrbios psicológicos graves incluindo transtornos alimentares.

Os homens não estão isentos de serem atingidos, porém o público feminino é o alvo principal da mídia, visto que a moda, as redes sociais em geral, tv, revistas, e novelas estão sempre mostrando, e exibindo a perfeição feminina, ou seja: impondo um padrão perfeito e enaltecendo uma certa "beleza padrão" como algo indispensável e obrigatório a todas

as mulheres.

A mulher se torna um objeto, que além de ter obrigações na sociedade, com a família, e o trabalho, ainda tem o fardo de ter que ser perfeita para ser desejada como mulher.

Quando uma mulher morre vítima de alguma complicação de uma

cirurgia invasiva ou procedimento estético, a sociedade abismada julga e questiona o excesso, mas na hora de admirar e vender a beleza como algo indispensável estão todos cultuando esse ideal e ovacionando.

A mesma plateia que aplaude e venera um corpo perfeito é aquela que condena a mulher por buscar esse corpo perfeito.

E quantas mulheres hoje ao verem tv, desfiles de moda, novelas, revistas, ou até uma rede social se sentem feias e inferiores ao se compararem com o padrão geral que é exibido todos os dias, a todo momento em tudo ao seu redor?

E quantos homens objetificam as mulheres pela mesma imposição?

Quanto a mídia se aproveita dessa insegurança para propagar uma ideia de que o segredo da felicidade está unicamente na perfeição física?

A auto estima, cuidado e vaidade é e sempre será importante para todas as pessoas, mas até onde isso deixa de ser um cuidado e começa a se tornar um problema?

O envelhecimento é um caminho inevitável e natural para todos os mortais, a beleza muda e os tempos também, e logo a moda e os padrões não serão mais os mesmos.

O quanto antes se entender que há um limite para o que se quer e o que se precisa, e que a beleza é questão de perspectiva muitas pessoas continuarão nessa busca vazia e teremos idosos com mentes de adolescentes, inseguros e infelizes com sua própria imagem.

Helena Dalillah

Veja mais em :

http://helenadalillah.blogspot.com

(Mundo de Helena)