Preconceito de gênero EPISÓDIO #3 - Para entender, você precisa ler até o final.

Preconceito de gênero EPISÓDIO #3 - Para entender, você precisa ler até o final.

" Homem bom é aquele tipo que explode; aquele tipo que arrisca; homem bom é homem louco, que são chamados de bipolares, confusos e esquisitos. Homens bons são aqueles chatos, que te ligam de madrugada, te cobrando por coisas que você fez semana passada. Aquele tipo que olha feio para os homens que estão em volta de você. São bons os homens que te cercam tanto, que não permitem que nada chegue perto de você. Homens bons não pedem desculpas, são marrentos... Valorize aquele homem que te xinga, bate o pé, teima..."

Certamente, você, especialmente você mulher, deve ter sentido uma sensação insólita e incômoda ao ler esse texto. Eu também sentiria; afinal, esse texto romantiza o abuso psicológico masculino. Textos como esse são comuns na internet. Tudo que você precisa fazer é trocar a palavra " homem" por " mulher" e verá como o texto deixa de ser incômodo num instante. O excerto supracitado, de autor desconhecido, mostra como a sociedade considera os mesmíssimos comportamentos abusivos caso venham de um homem; e romantizados, caso venham de uma mulher.

Além de textos afins, é costumeiro observarmos publicações alegando que homens que não se interessam por mulheres com essas características são machistas, inseguros ou " têm medo de mulheres livres" ( comum em páginas feministas). Se falamos tanto de igualdade, por que cargas d'água consideramos os mesmos comportamentos atributos positivos em mulheres mas traços tóxicos em homens?! Precisamos parar de romantizar comportamentos abusivos femininos, como se ciúme patológico, inabilidade para controlar a raiva e comportamento genioso fossem coisas admiráveis. Em certas instâncias, esses comportamentos são características de problemas psicológicos, e é comum vermos pessoas alegando que precisamos ter complacência com essas pessoas, pois elas não pediram para ser assim. Todavia, se um homem exibe comportamentos tóxicos provenientes de transtornos mentais, a população clama por seu afastamento da sociedade: o homem com transtornos é perigoso; a mulher, é a vítima. Em breve, tradução de excertos do livro " Personality disorders in the modern world" falando sobre discriminação de gênero na psiquiatria.

Não podemos mudar a sociedade, mas ainda temos o poder de escolha: não seja conivente com comportamentos abusivos simplesmente porque eles vêm de uma mulher.

#igualdade

Levante de Troia
Enviado por Levante de Troia em 23/09/2018
Código do texto: T6457297
Classificação de conteúdo: seguro