Relacionamentos

Se você está vivendo um relacionamento no qual tudo o que importa para a outra pessoa é o que você faz por ela, você não está vivendo um relacionamento. Você está sendo usado. Um verdadeiro relacionamento é aquele no qual ambas as partes se importam com os sonhos uma da outra. Quando você notar que está deixando de fazer o que é importante para você, que sua vida está parada e que o(s) outro(s) continuam fazendo o que bem querem, como se você praticamente nem existisse ou fosse invisível, cuidado. Isso mostra que você já entrou num maldito círculo vicioso e aprisionador. Pode parecer muito nobre essa ideia da pessoa que se sacrifica pelos outros mas, na prática, isso é daninho e injusto, pois é como se você não fosse importante e sua vida não tivesse um sentido nela mesma. Onde isso está certo? Você é capaz, você tem sonhos e tem o direito de vivê-los. E onde está escrito que uma pessoa deve deixar de viver para estar sempre à disposição de outra? Se você se sentir nesta situação, tome cuidado e faça logo o que puder para sair dela porque senão, um dia, a vida de todos terá ido adiante e você terá ficado para trás. Entenda logo uma coisa muito importante: pessoa alguma vai se sacrificar por você do jeito que você se sacrifica por ela. Caso essa pessoa lhe faça agrados ou favores e faça questão de dizê-los, ela está mostrando que não é uma pessoa generosa. É uma pessoa egoísta e manipuladora, que que mantê-la presa a ela e controlar sua vida. Quantos pais não fazem isso com muitos filhos, impedindo-os de se aventurar pelo mundo a pretexto de que o mundo é perigoso e de que eles, como pais, sabem o que é melhor para os filhos? Porém, se devemos levar em consideração que os pais têm experiência de vida, também devemos considerar que os filhos nunca se desenvolverão plenamente se não viverem suas próprias experiências e que, um dia, fatalmente, eles se verão sem os pais. O que será deles quando os pais morrerem? É bom que se veja isso. Também há o caso de mulheres inteligentes que abrem mão de suas carreiras pelas famílias e logo se veem sufocadas numa rotina doméstica. Elas ficam com a impressão de que se tornaram apenas seres utilitários. Muitas vezes, os filhos e maridos nunca lhes perguntam como se sentem. Vão para elas apenas para exigir algo, reclamar do que não foi feito. Isso é um relacionamento? Com certeza, não. Todos nós queremos que quem está ao nosso lado preste atenção em nós, entenda que somos indivíduos, que temos sonhos e queremos viver nossas vidas. Queremos porque, por mais que sufoquemos, sabemos que nossos sonhos e necessidades também são importantes. Não dá para viver negando nossos sentimentos.