clarice_lispector_renda_se_como_eu_me_rendi_mergulhe_no_lk7mzek.jpg

 
   Clarice Lispector (nasceu em Chechelnyk em 10 de dezembro de 1920 e morreu no Rio de Janeiro em 9 de dezembro de 1977) foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia   e naturalizada brasileira que declarava, quanto a sua brasilidade, ser pernambucana.
 
 Nasceu em uma família judaica da Rússia  que perdeu suas rendas com a Guerra Civil Russa  e se viu obrigada a emigrar em decorrência da perseguição a judeus à época, a qual resultou em diversos extermínios em massa.
  
Clarice chegou ao Brasil, ainda pequena, em 1922, com seus pais e duas irmãs. A escritora dizia não ter nenhuma ligação com a Ucrânia - "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo" - e que sua verdadeira pátria era o Brasil.
  
Inicialmente, a família passou um breve período em Maceió  até se mudar para o Recife, onde Clarice cresceu e  aos oito anos perdeu a mãe. Aos quatorze anos de idade transferiu-se com o pai e as   irmãs   para o   Rio   de Janeiro, local em que a família  se estabilizou e onde o seu pai viria a falecer, em 1940. 
   
Estudou direito  na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida como Universidade do Brasil, apesar de, na época, ter demonstrado mais interesse pelo meio literário, no qual ingressou precocemente como tradutora, logo se consagrando como escritora, jornalista,   contista e ensaísta,  tornando-se uma das figuras mais influentes da literatura brasileira e do modernismo,  sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros.
 
 É incluída pela crítica especializada entre os principais autores brasileiros do século XX.

                                             
                        *********



(...pesquisa e imagem google...)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 06/10/2018
Código do texto: T6469217
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.