RaquelQueiroz..png

    Rachel de Queiroz, que   nasceu em Fortaleza no dia 17 de novembro de 1910 e faleceu no Rio de Janeiro em 4 de Novembro de 2003     foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista,  cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. 
  
Autora  de destaque na ficção  social nordestina,  foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.  Em 1993 também  foi a primeira mulher contemplada  com o Prêmio Camões.
 
Ela ingressou na Academia Cearense de Letras  no dia 15 de agosto de 1994, na ocasião do centenário da instituição.
    
Rachel   era filha de Daniel de Queiroz Lima  e  Clotilde Franklin de Queiroz, descendente pelo lado materno da família de José de Alencar. 
   
Em 1915, após uma grande  seca, muda-se com seus pais para o Rio de Janeiro e logo depois para Belém do Pará. Retornou para Fortaleza dois anos depois.
   
Em 1925 concluiu o curso normal no Colégio da Imaculada Conceição e estreou na imprensa no  jornal "O Ceará", escrevendo crônicas e poemas   de caráter modernista  sob o pseudônimo de "Rita de Queluz". No mesmo ano lançou em forma de folhetim   o primeiro romance, "História de um Nome".
      
Aos dezenove anos, ficou nacionalmente conhecida ao publicar "O quinze."  (1927), romance   que mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria. Demonstrando preocupação com questões sociais e hábil na análise psicológica de seus personagens, destaca‐se no desenvolvimento do romance nordestino.
    
Foi presa em 1937 em Fortaleza, acusada de ser comunista. Exemplares de seus romances foram queimados. Em 1964, apoiou a ditadura militar que se instalou no Brasil. Integrou o Conselho Federal de Cultura e o diretório nacional da ARENA, partido político de sustentação do regime.
    
Durante trinta anos escreveu crônicas para a revista semanal "O Cruzeiro"  e com o fim desta para o jornal "O Estado de São Pauo".
  
Concorreu contra o jurista Pontes de Miranda  para a vaga de  Cândido Mota Filho  da cadeira "5" da Academia Brasileira de Letras  e venceu o pleito ocorrido em 4 de agosto de 1977 por 23 votos, contra 15 dados ao opositor e um em branco.
 
   Foi empossada em 4 de novembro de 1977, recebida por Adonias Filho, sendo a quinta ocupannte da cadeira "5" que tem como patrono Bernardo Guimarães. 

                                             
                     *********





(...pesquisa e imagem google...)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 10/10/2018
Reeditado em 10/10/2018
Código do texto: T6472517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.