ARGUMENTOS E FALÁCIAS

A argumentação é baseada em fundamentos, comprovações, fatos, dados que se difere de uma falácia, embora seja muito utilizada atualmente.

O termo falácia vem do latim que significa “enganar”, isto é, designa um raciocínio errado com aparência de verdadeiro. Na retórica, uma falácia é um termo inconsistente, sem fundamento ou falho na tentativa de comprovação.

É, notório, que em vez de usar argumentos, muitos preferem a falácia, pois com ela não há tanta necessidade de pensar, apenas tem uma visão superficial do assunto, não há profundidade nem conhecimento.

Segundo as palavras de Mario Quintana “Pois não é mesmo tão bom falar e pensar sem esforço? O lugar-comum é a base da sociedade, a sua política, a sua filosofia, a segurança das instituições. Ninguém é levado a sério com ideias originais.”, o fragmento comprova que na maioria das vezes é melhor usar uma falácia do que um argumento para sustentar uma verdade porque é muito mais fácil.

Dessa forma, cabe entender que é preciso abrir a mente para o conhecimento, ser investigativo e coletar dados de várias fontes e apurá-los, isto é, verificar a veracidade das fontes e a partir disso começar a utilizar a argumentação de forma consistente e efetiva evitando teorias falaciosas.

Valmir Silva
Enviado por Valmir Silva em 10/10/2018
Código do texto: T6472891
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.