EGOMANIA

"Acreditando no Bem e no Mal, assim criamos o Bem e o Mal"

Barry Stevens

Criamos o Bem e o Mal segundo as próprias crenças e os projetamos, primeiramente, em Deus e no Diabo como validação ou sacralização das próprias crenças. Tanto é assim que nossos conceitos sobre Deus e Diabo jamais foram unânimes, nem jamais o serão. Cada qual tem o Deus e o Demônio que faz por merecer. Depois, medimos o nosso mundo objetivo, exterior, em especial nossos semelhantes, por essas crenças elevadas a verdades absolutas.

Esta foi a tentação do Eden e a consequente perda do Paraíso em si mesmo. Conhecer o Bem e o Mal, ou criá-Los e, ad aeternum, reproduzí-los? Cada qual tem o inimigo que merece, segundo sua própria criação, mas nada se dá por acaso em nossa passagem efêmera por esta Vida terrena. Defendemos e lutamos por nossas verdades como se tratássemos da própria integridade, espiritual e física. Matamos e destruímos bravamente para proteger e preservar nossos Egos equivocados (V. Mecanismos de Defesa do Ego, de Sigmund Freud). Neste intuito, muitas vezes, abrimos mão de quaisquer limites Morais e expomos, sem escrúpulos, as piores maldades que podem ser abrigadas por um dito "ser humano". Somos capazes de de manipular a Verdade ao extremo, como também acreditar e difundir inverdades ao extremo do absurdo. Cabe lembrar que uma meia verdade pode ser mais convincente e, logo, mais nociva do que uma mentira completa. Na guerra pelo Poder mundano, impermanente ou temporário, parece-nos, em absoluto, valer realmente tudo. Se a Verdade, o Bem, a Beleza e Força interiores não são os nossos maiores Ideiais, teremos, então, o Inferno que merecemos. Se somos capazes de fazer aos outros o que, em nenhuma hipótese, gostaríamos que fizessem conosco, não somos, certamente, a mudança que gostaríamos de ver em nosso mundo. Cada um possui o que dá e a verdade de cada um é aquilo que É e que busca ser como Ser, nada mais!

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta". (Albert Einstein). O que nos parece à luz de uma vela, pode ser outra à luz do Sol. "O melhor trabalho político, social e espiritual que podemos fazer é parar de projetar nossas sombras nos outros". (Carl Gustav Jung). "Não há despertar de consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a [própria] escuridão". (Carl Gustav Jung)

As palavras "crise" e "crescimento", como critério e crítica, são de mesma raíz etimológica. Toda crise é oportunidade para gerar alguma mudança, sucessivamente, daí resultando, necessariamente, algum crescimento. A qualidade desta evolução dependerá, basicamente, da nossa lucidez individual e coletiva, esta uma acumulação daquela. "Não existe um Caminho para a Paz, a Paz é o Caminho". (Mahatma Ghandi). Não há poder temporal que possa expandir nossa própria luz nem proporcionar nossa paz interiores. Acreditar e confiar que sim, seria optar por viver em "maya" e arcar com as consequências. Humanamente, nenhuma mudança é verdadeira se não for produzida de dentro para fora. Na medida em que nossa luz aumenta, o nosso mundo resulta mais claro. Só se pode ofertar a paz que se possui. Ninguém ama nem odeia senão como a si mesmo.

Paulo Constantino
Enviado por Paulo Constantino em 18/10/2018
Código do texto: T6479676
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.