2o. Turno: Sinal Apocalíptico

Com a eleição do candidato de extrema direita, podemos imaginar o surgimento gradual de guetos politizados, agindo em contraponto ao possível regime autorista do dito cujo.

Os tempos escuros se aproximam -- há um buraco negro sociopolítico em franca formação, desde uns anos para cá. O "partido 'dos trabalhadores'" mandou e desmandou por quase duas décadas. Seu representante mor, agora detido em terra sulista, foi equivocadamente tido pelas massas como um deus encarnado, como o Salvador Daqui. Um erro duplo: tal equívoco lhe subiu à cabeça, inflando seu ego à enésima potência. E trazendo consigo uma grande parte do povo, cegada pelos feitos (em grande parte discutíveis) do Mestre Sem Muito Estudo e apreciador dos prazeres etílicos. O molusco, defensor do comunismo venezuelano/cubano/cheio de enganos, teve enorme aceitação, sim, como não se pode negar realizações como o Prouni etc. Todavia, muita sujeira foi para debaixo do tapete... E é justamente isso que incomoda mais.

Cid Gomes (esse mesmo, o irmão de Ciro Gomes), de um modo nada apropriado (discursou CONTRA o anfitrião na casa deste!), alertara que o referido partido deveria fazer uma mea-culpa. E que em virtude de não tê-la feito, estava condenado a perder nesse segundo túmulo, digo, turno.

Complicado. Cada vez mais complicado.

Aquela parcela descontente do povo com os desmandes do tal partido, agora vê no Opositor/Defensor da Tortura a figura (ilusória) de um Pai, tal e qual uma Alemanha quebrada, no início do século XX, fizera com o chanceler austríaco que, anos mais tarde, viria a se impor com terror e perpetrando crimes contra a humanidade. Erra-se em outra época, noutro país e da mesma forma. Ignora-se o período de trevas em que a Terra Brasilis viveu, por duas décadas (corrijam-me caso eu estiver errado, sim?). Não é por ser contra os erros da esquerda que devemos dar boas vindas à extrema direita. A proposta do Opositor de modificar o Estatuto do Desarmamento é um outro erro -- senão seu pior. Imagine, por exemplo, que aquele vizinho encrenqueiro, valentão, de má índole, será beneficiado com o porte de arma de fogo. "Mas eu também", poderá alguém discordar. Bem... se procuras a guerra, ótimo. Vocês estão par a par. Se, por outro lado, desejas a Paz, deve compreender o que pretendo com meu discurso. NÃO se governa com ódio nem com sentimentos similares. Governa-se sob os desígnios da Razão. Da Sensatez. Do Reconhecimento do Outro.

Voltando ao que propunhamos originalmente, guetos de Oposição a um sistema autoritário irão surgir. Gente preocupada com uma Educação Humana, calcada nos Princípios da Ética e do Bom Senso. Gente que busca nas Pesquisas Científicas a cura para males como o câncer. Gente que cede espaço ao Outro em locais que carecem de espaço. Gente que estudou História na escola e, em virtude disso, não aceita a repetição de antigos e gravíssimos erros.

NÃO podemos permitir que a Ditadura volte.

Votemos -- CONTRA ela.