Ressignificar

Sempre escutei as pessoas dizerem: “não importa o que fizeram com você, mas o que você faz com aquilo que fizeram com você.” E eu sempre achei que fosse só mais uma das tantas frases de efeito que vejo por aí, contudo, essa especificamente, nunca fez tanto sentido.

Nunca me ensinaram a trabalhar minhas emoções, nunca me ensinaram a ser filtro ao invés de esponja, nunca me disseram sobre como deveria processar meus medos, anseios e expectativas. Isso não se ensina e aí você cresce cheio de marcas, com uma bagagem daquilo que você não soube cuidar, ela vai aumentando a medida que você vive novas experiências e se você não dá a devida importância, ela vai pesando cada vez mais até te fazer sucumbir. Só que é aí que entra a sabedoria da frase citada acima, tudo que sofremos deve ser submetido a um crivo a fim de filtrar o que é ou não importante, avaliar o que vale ou não a pena absorver para si. E a partir daí a responsabilidade por aquilo passa a ser sua, é sobre 'o que você faz com o que fizeram com você”, entende? Nesse ponto costumamos responsabilizar e culpar o outro, talvez porque é mais cômodo porque aí você se coloca numa posição que não cabe fazer nada, é meio que uma justificativa para não enfrentar a situação, mas é exatamente isso que quero dizer, NÃO sejam essa pessoa.

Tomem as rédeas da sua vida e se responsabilize por ela, se for necessário, busque ajuda, mas não passem uma vida sendo vítimas da própria história, entrem em cena e mudem o desfecho. Eu preciso falar sobre isso porque ninguém nunca me falou e porque sei que existem muitas pessoas que podem estar vivendo algo parecido. Existem marcas que parecem ter sido marcadas a ferro, queimam a alma, mas você pode ressignificar essas cicatrizes e transformar isso em força. Não estou dizendo que é fácil. Não é. Mas, é possível e quando você se lembrar da sua história será com orgulho e não com dor.

O que há na sua vida hoje que dói ao lembrar e que precisa de um novo significado? Pense sobre isso. Não há uma receita de bolo pra conseguir fazer isso, faz parte do processo de autoconhecimento, uma escuta especializada pode fazer toda diferença, a partilha tem um poder altamente curativo, você haverá de encontrar o melhor caminho. Que a força esteja com você!

Mariany Mendes
Enviado por Mariany Mendes em 21/10/2018
Reeditado em 17/07/2019
Código do texto: T6482590
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.