O SENTIDO E O PORQUÊ DA SUA VIDA

Vamos supor que você pudesse toda noite sonhar qualquer sonho que você quisesse sonhar e de uma forma controlada. E que você poderia, por exemplo, ter o poder de sonhar 75 anos em uma só noite de sonho, ou o tempo que desejasse ter, você se colocaria para sonhar com todas as possíveis vidas que queria ter.

E você teria, naturalmente começado a embarcar nas aventuras desses sonhos, realizaria todos os seus desejos, você teria todos os tipos de prazeres concebíveis, experimentaria ser a pessoa que você quisesse, ter o dinheiro a profissão e a vida que você quisesse.

Mas, no fim dessa experiência controlada, você veria que apesar de ser uma experiência maravilhosa, a sua vida nestes sonhos era previsível por você mesmo, e assim se daria conta que não era uma experiência próxima à realidade.

E depois de varias noites dos 75 anos de prazer, você diria, bem, foi ótimo, mas agora vamos ter uma surpresa, preciso adicionar o imprevisível pra que o sonho seja mais real. Então você iniciaria outro experimento de sonhos, desta vez com a aleatoriedade da vida, com a imperfeições de uma vida real, com momentos ruins e momentos bons.

E você exploraria mais isto, e sairia e diria uau isso foi muito próximo, então tentaria ser mais e mais aventureiro, e faria mais e mais apostas do que seria possível sonhar, seria tudo que você um dia desejou em ser na vida, entretanto, por sua escolha, cada vida que você experimentasse teria suas consequências ruins e consequências boas.

Seria como se você experimentasse neste mundo real a vida de cada ser humano na terra, de um rico a um pobre, de um famoso a um anonimato, de alguém extremamente bonito a alguém feio.

Nesta aventura, você perceberia que cada ser humano que experimentou ser, teria suas dinâmicas e problemáticas juntas, você não só passaria a ter uma vida de regalias de um multimilionário, mas também suas problemáticas que te levariam ao mesmo fim de alguém neste mundo.

Então depois de sonhar e experimentar as varias possibilidades de vidas diferentes, finalmente sonharia aonde você se encontra agora, sonharia em ser exatamente como você é hoje, e se sentiria aliviado (a). Você sonharia o sonho de viver a vida que atualmente esta vivendo hoje, isto estaria dentro da infinita multiplicidade de escolhas que você teria.

E quando você estiver pronto para despertar, você despertaria e meditaria em toda esta experiência, e se você não estiver pronto, irá presumir que você é apenas uma pobre criatura, mas ao despertar na realidade da sua vida atual, você perceberia que cada ser humano nesta terra sente os mesmos medos, angustias e sofrimentos, mesmo estando em situações e níveis econômicos diferentes.

Você agradeceria por sua personalidade e por ser a pessoa que é hoje, angustiaria ao perceber o vazio de uma atriz famosa que se suicidou, sentiria o mal caráter de multimilionário por amar tanto seu dinheiro, sentiria o vazio da solidão da modelo linda.

Teria a compreensão que ao querer ser um outro alguém, os problemas seria outros também, seu sofrimento teria causas e consequências ainda maiores que levaria você a fazer, ser, ou cometer coisas terríveis, pois você teria também uma outra ética pessoal.

Veria o quanto é pobre de espírito aquela ou aquele que você tanto admirava. No final, compreenderia que nenhuma vida que idealizamos neste mundo trás a felicidade e que a felicidade é plena quando se aceita sua própria existência por dentro e que todas as vivencias e realidades das outras pessoas são igualmente cruéis.

Se você despertar dessa ilusão, e entender que o preto implica branco, o eu implica no outro, vida implica morte, ou devo dizer, morte implica a vida, você pode se sentir não como um estranho no mundo, não como algo estando aqui para sofrer, não como algo que surgiu por mero acidente.

Mas você pode sentir a sua própria existência, compreenderia que você é necessário ser você, e suas qualidades e defeitos individuais são os mesmos em todos os seres humanos, como algo absolutamente fundamental, o que você basicamente é, profundamente lá no fundo, é simplesmente o tecido e estrutura da própria existência.

Texto: Lililson Santos

Lililson e Red Phill
Enviado por Lililson em 26/10/2018
Reeditado em 10/04/2024
Código do texto: T6487058
Classificação de conteúdo: seguro