Homens com Engrenagens

O trabalho dignifica o homem, o trabalho por muitas vezes o define. Tais colocações são resultado de uma assumida consciência de que sem seu esforço e trabalho o indivíduo em nosso contexto de sociedade não prospera, viver em ócio não é se quer mentalmente bom, mas, e quando o trabalho deixa de ser um meio e passa a ser um fim e si mesmo?

Na busca por aperfeiçoar os meios produtivos, os cientistas do método laçaram um olhar anatômico da organização, de suas diversas partes trabalhando em prol de um todo, e na tentativa de resinificar a forma de produzir com cada vez mais eficiência tornaram o indivíduo um mero elemento, sim, pensar não era mais preciso, criar não era exigido, ao contrário, tudo pertence ao processo. Pensar toma um tempo precioso, e tempo é dinheiro, o procedimento já fez isso por cada um, e combatendo um “pensar vadio” se fizer mais, vai ter muito a receber.

Logo, porque questionar? Conforme-se, ajuste-se e encontre seu lugar na máquina social, seja a engrenagem que pedem de você. Sim, faça a escola que te disseram, no emprego que lhe derem, seja socialmente ajustado, nascer, crescer, casar, ter filhos, envelhecer e ao fim da vida, ser substituído por outro, ou, não seja nada disso, pense por si, faça suas próprias escolhas, viva um vida relevante, assuma a responsabilidade, abandone seus cumplices, sim, o lugar onde nasceu, a condição em que nasceu, sua etnia, não te determinam, sua atitude sim.