QUANDO O VINHO ACABA

"E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho". (João 2:10)

O contexto tratado é uma festa de casamento no estilo bíblico, com muitos dias e muitos convidados.

Alguém tinha a responsabilidade de manter os artigos que conferiam a celebração; mas de repente Maria mãe de Jesus percebeu que o vinho tinha acabado.

Sabe, na vida não é diferente: Sempre tem alguém, que ainda que não nos fale de imediato, percebe que o nosso vinho acabou... não sorrimos, o olhar perde o brilho, a rotina do dia-a-dia perde o gosto... enfim é notório quando o 'doce' dá lugar ao 'sem gosto'.

Naturalmente oferecemos o melhor das nossas vidas no início.

Seja no trabalho, na vida acadêmica, nos relacionamentos, no vigor físico, e etc.

Iniciamos chegando cedo ao nosso setor, fazemos as tarefas que nos compete... nos estudos também não é diferente.

Com muito esforço compramos os cadernos, canetas bolsas e mochilas mais caras, mas o tempo passa... e no início de namoro?

Ah, o hálito marcante de drops, cabelo bem arrumadinho com gel, bombons e flores em datas festivas ou em momentos em que não se esperas são uma constante na relação do casal mas o tempo passa e a rotina dá o sabor que a doçura se foi, agora é só lembrança de uma relação que hoje perdeu o gosto.

Na juventude não conhecíamos os nossos limites... correria, disposição, a semana era toda agito e não tinha "tempo ruim" para as atividades físicas, não importava a hora ou o dia... tudo era possível em todo o tempo. Mas o tempo se foi e parece que boa parte da saúde e da disposição também.

É sensato pensar que não somos super-heróis e que um dado momento começamos a oferecer o vinho inferior. Mas o que era o vinho inferior?

Simples: Vinho misturado com água.

Chega um dado momento que o mais importante é manter as aparências mesmo, é transgredir a consciência para que ninguém perceba o que de fato está acontecendo...

Porém quando o vinho acaba só um milagre para nos livrar de um vexame e nos manter vivos dentro de nossas próprias narrativas.

Importante termos fé para enchermos as talhas de água... mas o problema não é a falta do vinho?

Pois é, faça o que Cristo pede, que o vinho é por conta dELE, pois no momento da caminhada é que o milagre vai acontecer!

Não importa como as coisas estão em sua vida, saiba que ELE sabe e que se você perseverar vai experimentar algo muito especial!