ANOREXIA E OBESIDADE ESPIRITUAIS

Anorexia é o nome da doença que se revela pela falta de apetite, como resultado de uma condição nervosa grave, em que o paciente perde o apetite, emagrece rapidamente e pode progredir para uma anemia profunda, podendo ser irreversível e fatal. Essa é a anorexia relacionada ao nosso corpo, ou a anorexia física. Porém, temos também a “anorexia” que acomete o nosso intelecto, a “anorexia intelectual”, onde se encontram os “pacientes” que, ou por uma impossibilidade involuntária, de alguma natureza, não puderam avançar nos estudos acadêmicos, e permaneceram nos primeiros degraus da escada cultural, ou houve mesmo falta de empenho ou de afinidade com os estudos e que produziram a negligência para com o desenvolvimento intelectual. Temos ainda um terceiro tipo dessa doença, que é a “anorexia espiritual”, onde estão os “pacientes” que não têm nenhum interesse nos conhecimentos espirituais, em razão de suas convicções racionalistas, e os “pacientes” acomodados, que se baseiam nos supostos conhecimentos espirituais alheios, como dos “profissionais do mercado da fé”, explorado habilmente pelas denominações teológicas, mesmo dispondo esses “pacientes”, de recursos intelectuais para se aprofundar na busca desse tipo de conhecimento. Ocorre, todavia, que a busca pessoal e direta por esse conhecimento é indispensável, tendo em vista que ele é intransferível, não havendo nenhuma possibilidade do seu intercâmbio recíproco entre os indivíduos.

Mas como está escrito. As coisas que os olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração humano, são as que Deus preparou para os que o amam. Deus, porém, revelou-as a nós pelo Seu Espírito. Pois o Espírito examina todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens conhece as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as conhece, a não ser o Espírito de Deus. Não temos recebido o espírito do mundo, mas, sim o Espírito que vem de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus. Também falamos dessas coisas, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são absurdas, e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém. Pois quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (I Coríntios 2;9 a 16)

Os “pacientes” com “anorexia intelectual” são em maior número, e são os preferidos dos “profissionais do mercado da fé”, mas eles apreciam também os “pacientes” que sofrem de “anorexia espiritual”, que além das contribuições financeiras, prestam-lhes serviços gratuitos – são os “fariseus” da atualidade, na expectativa de recompensas divinas. Mas os “profissionais do mercado da fé” não apreciam os “pacientes” com “anorexia espiritual aguda”, que são os racionalistas ateus, e detestam os “obesos espirituais”, que são os privilegiados pela Doutrina da Graça – os nascidos de novo no Espírito Santo, pois ambos não são seus contribuintes: aqueles em razão das suas convicções ateístas, e estes, por sua capacidade de reconhecer facilmente a “astúcia do demônio”.

A “obesidade espiritual” é o resultado da contínua participação no “banquete do Senhor”:

O Senhor dos Exércitos dará nesta montanha para todos os povos um banquete de carnes gordas, um banquete de vinhos finos, de carnes suculentas e vinhos depurados. Nesta montanha Ele vai destruir o véu que envolve os povos todos, a mortalha estendida sobre as nações. Pois é nesta montanha que repousa a mão do Senhor. (Isaías 25;6,7)

Para participar do “banquete do Senhor” é necessário deixar o conforto da planície, e escalar a montanha onde é oferecido o banquete. Aqueles que permanecem na planície são como as crianças que somente abrem a boca para receber a alimentação. Mas estas contam com a segurança do amor materno, e aqueles recebem os alimentos que são mais convenientes para os “profissionais mercadores da fé”, sem os “nutrientes” necessários, e que aceleram a “anorexia espiritual”, rumo à fatalidade da “anemia espiritual profunda”. A segunda morte, que pode ocorrer antes da primeira. (Apocalipse 20;14,15)

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 02/11/2018
Código do texto: T6492899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.