Coisas que não se deve dizer aos filhos

O que você pensa sobre o seu filho?

Ele é birrento, pirracento, preguiçoso, lerdo, chorão...?

Está bem, você pensa algum desses adjetivos, mas você diz isso para ele?

Se você costuma dizer isso para o seu filho, você já parou para pensar em como ele escuta isso, vindo de quem vem?

Pois bem, os pais sabem que os filhos não são apenas virtudes e, se por um lado têm aqueles que fazem vista grossa, por outro lado têm aqueles que jogam suas opiniões em cima do filho, especialmente, se esse apronta.

As crianças e adolescentes tem grande tendência de construir sua autoimagem a partir do que ouvem dos pais, afinal, os pais são as primeiras figuras com quem se estabelece um elo de confiança, logo, se os pais dizem que a criança é atrapalhada, por que ela deveria duvidar? Se os pais dizem para o adolescente que ele não quer nada com a vida, que ele é preguiçoso, por que ele deveria duvidar?

Talvez, conscientemente, ele ignore, mas a crítica negativa fica lá, só esperando o gatilho certo para entrar em ação e fazer um estrago.

Ao invés de dizer que ele é atrapalhado, diga-lhe que a prudência e a organização vão ajudá-lo de tal modo que vai se sentir feliz consigo mesmo e terá mais tempo livre para se dedicar ao que gosta.

Se é preguiçoso, diga o quanto admira o esforço dele para cumprir suas tarefas e como vai poder descansar depois sem preocupações.

Se o seu filho chora muito, não o chame de fraco, quando menino, não diga que homem não chora. Do contrário, você poderá formar uma pessoa reprimida e dissimulada, já que não pode expressar o que sente, passa a fingir o que não sente. Pense bem, se Deus pôs bolsas lacrimais tanto no homem,quanto na mulher é porque ambos podem chorar. Enfim, amor, sabedoria e inteligência, para ajudar os seus filhos a serem independentes e fortes.

Use o seu amor para construir, e não para destruir em nome dele.

Claudia Nunas
Enviado por Claudia Nunas em 02/11/2018
Reeditado em 02/11/2018
Código do texto: T6492929
Classificação de conteúdo: seguro