Ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro é fácil. Difícil é...

Ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro é fácil.

Difícil é criar o filho, regar a árvore e ter alguém que leia o livro...

Numa pequena reflexão veremos que a frase acima parece indicar apenas atos, mas o sentido vai muito além e tem a ver com as palavras “perpetuação ou legado, reputação, continuidade”.

Filho - continuidade do sangue, nome e árvore genealógica. Reputação, compartilhamento de valores, comprometimento com a sociedade.

Árvore - não basta apenas cultivá-las. Temos que torná-las produtivas, sejam qual for o simbolismo e significado que daremos à palavra: árvores frutíferas, árvores de negócios, árvores genealógicas, árvores do conhecimento.

Quanto ao livro – reproduções literárias e melhor forma de difusão do conhecimento sobre a evolução da humanidade.

Excelente meio para reflexão e compreensão de mundo, com suas mudanças e permanências; desenvolvimentos das sociedades; lindos registros de histórias eternizando sentimentos, pensamentos e palavras.

Enfim, a imortalidade de pessoas, de lugares, de momentos, de vida.

Ler um livro é viajar sem sair de casa.

“O livro fala e a alma escuta”.