O contraste entre viver e sobreviver

Viver e sobreviver são tão sinônimos, nos parecem ser verbos com sentidos intimamente próximos e muitas vezes não os sabemos distinguir. Porém, há peculiares diferenças entre uma alma vivente e uma alma sobrevivente. Viver está muito mais ligado ao prazer de ser o que és, de contemplar cada dia, cada sorriso, cada conquista, cada pessoa ou momento especial, cada amanhecer, cada viagem, cada festa de fim de ano e cada batalha vencida. Viver é ter a coragem de continuar assumindo-se como alguém feliz e transbordante apesar dos dias de tempestade. Viver é saber valorizar cada enigma da existência, viver é continuar sempre fazendo das experiências uma verdadeira escola da vida, e com imenso prazer em tais coisas. Talvez eu não saiba definir de forma concreta e limitada o que é viver, porque é assim que eu passo todo o tempo da minha vida. Vivendo... Vivendo... E vivendo! Já sobreviver, isto sim é mais definível e limitado. Você talvez já não se regozija ao continuar praticando a arte de viver, já cansou de se abrir para o mundo, pois os dias de tempestade te afetaram a ponto de você ter tido um longo desencontro com a reconstrução. Talvez você já não se sinta mais grato ao ver o pôr do sol no horizonte a cada manhã, talvez nenhum sorriso ou surpresa da vida te desperte mais algo diferente. Você continua vivo fisicamente, aparentemente forte, se superando a cada dia para aquelas incansáveis lágrimas não caírem. Todavia, você não encontra nenhum prazer, nem tampouco algum estímulo para seguir recomeçando com sabedoria. Sobre(viver), sim, apesar de você estar sobrevivendo, você pode tirar da sua vida a preposição "sobre" e deixar apenas o verbo "viver". Viver é ação, é prazer, é gozo, é gratidão, às vezes é como tentar aprender a andar de bicicleta por várias vezes e querer continuar persistindo mesmo depois da queda, viver é querer conhecer e descobrir mais, viver é se estreitar com as inevitáveis emoções, viver é olhar com amor, dedicação e afeto para suas origens e todos os que estão contigo e participam da sua história. Sobreviver é pegar um livro em folhas brancas e continuar escrevendo porque sente apenas que isso é uma tarefa que a rotina e a força do hábito te exigem, mas viver é pegar esse livro e escrevê-lo com entusiasmo e ainda fazer alguns desenhos. Viva, mas viva com euforia cada segundo pelo simples fato de ter essa oportunidade muito mais que única, muito mais que especial. Viver é prestígio!

Ane Cardoso
Enviado por Ane Cardoso em 08/11/2018
Reeditado em 08/11/2018
Código do texto: T6497965
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.