LIBERDADE

O conceito da palavra liberdade apresenta diversas dimensões quando analisamos a questão dos limites que nos direcionam, os fatores pertinentes causadores de uma falsa sensação de rompimento à regras, nas quais muitas vezes acreditamos que o Universo conspira ao nosso favor.

Tudo isso deve-se ao fato correspondente desde o período que sucede ao nosso nascimento, na qual como de costume nos ensinam valores, ou apenas nos colocam em uma “bolha protetora”, nos restringindo de executar distintas ações por acreditarem que estaremos nos corrompendo. Mas, o que muitos não sabem é que essa restrição muitas vezes é a principal causa de futuramente caminharmos por outros trajetos. Desconhecem a fonte da alienação e tempos depois se perguntam o que fizeram de errado.

A solução não está ligada ao termo de deixar o indivíduo fazer o que quiser, muito menos impor que o mesmo haja de uma forma que o próprio impositor não agiu, por presumir uma suposta idealização das conseqüências futuras. Mas, estabelecer um parâmetro entre liberdade e limite, para que desde cedo o adolescente compreenda que optar por uma atitude ou não pode acarretar conseqüências. É necessário deixar que o jovem desprenda-se por um momento da bolha e não sufocá-lo.