A purificação espiritual, aqui entendido como o estágio no qual o ser eterno adquire a pureza plena e absoluta, demanda largo curso de eras.

As doutrinas materialistas, ou as limitadas à crença de uma só existência, não debatem essa tese em profundidade, por que a aceitação da multiplicadade das existências é a única que a comporta.

Portanto, partimos da premissa de várias encarnações para que se atinja tal estado de completude.

Nessa jornada, o ser atravessa vários estágios indo desde a ignorância primária com todo o seu estado de entrega aos instintos básicos até a gradativa purificação pelas próprias exigências da civilização a que foi convidado a atuar.

As civilizações refletem em seu bojo o somatório das inclinações das almas que as compõem.

Tivemos notáveis períodos de avanço cultural, e, agora, a nossa se esmera no trato científico.

Entretanto, a busca pela moral superior corre por fora, paralelamente, sendo um conteúdo por vezes até abandonado e, por isso, temos a impressão que a sociedade pouco avança ou avançou. Mera ilusão. Se ampliarmos nossa visão para o longo das eras, notamos que a humanidade terrena já progrediu, e muito, nos últimos dois mil anos, por exemplo.

Há um ponto exponencial em que a curvatura pela busca da espiritualidade acelera e estamos próximos a ele.

Vamos descobrindo que riqueza, fama, poder, por exemplo, são meras ilusões e nos voltamos em número cada vez maior de indivíduos às inspiradoras buscas que de todo nos libertam dos primativos evolutivos. Vamos nos tornando buscadores, antes de nos iluminarmos. Nossa consciência coletiva passa a ter primazia sobre a individual e conceitos como a cooperação total com o próximo, o desapego da matéria, a busca por atividades úteis à coletividade, ao estudo e ao aprendizado se tornam o Norte da procura individual e, em consequência, coletiva.

Vemos o choque de culturas, de civilizações e as que vencem são justamente aquelas que se ancoram em valores duradouros: família, liberdade de crença, ordem e pacificação social.

Tal movimento parece silencioso, e o é, mas adquire contornos cada vez mais acentuados vindo a interferir em tudo naquela civilzação gerando verdadeiros movimentos massivos que, quando são percebidos, modificam toda uma conduta coletiva.

Nosso país passa por tal movimento de mudança. Há uma acentuada busca por valores nobres, superiores, e o espiritual e o transcendente ganham cada vez mais espaço em nossos corações e em nossas vidas.

Procure o que te acrescenta e para sempre te sustenta e ouvirá a voz superior que a tudo criou te apontando o caminho.

Busca a verdade e ela te libertará.

O Cosmos está em ti, está em nós e é para frente e para o alto que nos guiamos juntos.

Muita paz, luz e sabedoria!