Tomemos cuidado ao falar com as crianças

Nós, adultos, esquecemos que já fomos crianças e que elas não entendem as palavras da mesma forma que nós. E isso nos leva a cometer muitos erros quando queremos corrigir ou orientar nossos filhos, fazendo com que, mesmo sem querer, causemos mágoas que podem afetar sua autoestima. Veja, quando você diz a uma criança: "Aprenda a fazer as coisas direito", pode ser que você só queira dizer a ela que ela tem que tentar fazer as coisas da forma correta, mas ela entenderá que você está dizendo: "Você não faz nada certo." Crianças esperam muito que os pais as aprovem e, muitas vezes, por falta de cuidado, falamos coisas que podem ser danosas a seres em desenvolvimento. E mesmo que estejamos certos em ralhar com elas, até a maneira como falamos pode ser prejudicial. Por isso, temos de tomar muito cuidado com as palavras e as circunstâncias.

Vejamos muitos desses problemas:

1- Não rotule seu filho: Ao dizer a uma criança: "Você é irresponsável", mesmo que ela dê motivos para que você se zangue, lembre que é perigoso dizer isso. Se você disser que ela é preguiçosa, irresponsável ou desligada, ela se comportará de acordo, pois entenderá que é assim e sempre será.

2- Não o repreenda na frente dos outros: Isso é humilhante. Imagine o que uma criança sente quando você a critica, fala dos seus erros ou defeitos na frente de pessoas que não têm nada a ver com sua vida familiar. E não fique dizendo ao estranho coisas do tipo: "ele é muito devagar para entender as coisas". A criança entenderá que ela só lhe causa aborrecimentos, é lenta para aprender e faz você passar vergonha.

3- Não fale dele como se ele não pudesse ouvir: Pense em alguém falando de você perto de você como se você fosse surdo ou incapaz de entender o que estão falando de você. Coloque-se no lugar do seu filho.

4- Não o compare a outras crianças: ninguém pode ser como ninguém. Não faça seu filho se sentir inferior falando que ele não é bom em Matemática como fulano ou em futebol como sicrano. Ao agir assim, você o está desprezando.

Obviamente, os pais cometerão erros. Ninguém pode ir à escola para aprender a educar filhos. É frequente que não queiramos cometer com eles os erros que nossos pais cometeram conosco e, ou caiamos no extremos oposto ou então, repitamos os erros que nos fizeram sofrer no passado, como oprimir ou exigir demais. A única coisa que dá para fazer é policiar nossas atitudes e lembrar que os filhos são seres que precisarã ser guiados até o momento de andarem sozinhos.