Quando um cientista social qualquer faz uma crítica técnica ao capitalismo ele não precisa propor algum modelo alternativo. Aliás como historiador desconheço em 2018 alguma economia que não seja capitalista. (Cuba nunca socializou os meios de produção- sua economia foi estatizada o que é tecnicamente diferente. A antiga URSS possuía um "capitalismo velado" o que levou ao final da Guerra Fria no seu último governo com Gorbachev). 
 
Podemos dizer, portanto, que existe um socialismo utópico no mundo intelectual mas não um socialismo científico comprovado dentro da historicidade humana.  
 
A função do intelectual como diria o famoso geógrafo Milton Santos: "é andar sozinho, sendo capaz de defender e incomodar com suas críticas". Em outras palavras, dizer que o capitalismo provoca desigualdades sociais e acúmulos de excedentes é um pensamento histórico/economicamente empírico. É o mesmo que dizer que o heliocentrismo na física e a evolução na biologia são fatos científicos. 
 
Agora, dizer que isso é "doutrinação" é sinal óbvio de descolarização ou má fé proposital. Uma sociedade que trata seus professores como inimigos e que expulsa médicos dos seus territórios, independente da ideologia do seu governo, nunca poderá dar certo. 
gbbenfica
Enviado por gbbenfica em 18/11/2018
Reeditado em 27/11/2018
Código do texto: T6505868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.