614. Que se deve entender por lei natural?

- A lei natural é a lei de Deus; é a única verdaira para a felicidade do homem. Ela he indica o que deve fazer ou não fazer, e ele não é infeliz senão porque se afasta dela.

(O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)

Os espíritos não deixam dúvida: seremos infelizes nos afastando da Lei de Deus, que é a Lei Natural.
Nosso corpo, as condições do nosso planeta, tudo isso forma um contexto dentro do qual podemos viver e sermos felizes.
Há limites para o consumo de alimentos, há consequências se transpomos os limites da carne e do físico.
As Leis de Deus estão escritas na natureza e, afastar-se delas, gera consequências pelas quais, necessariamente, teremos que arcar.
Dessa Lei Natural não se escapa. Então, nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos. Essa é uma Lei de Deus.

As doenças surgem como consequência da natural existência nesse mundo e, muitas delas, podem ser adquiridas a partir da nossa desconsideração ou inobservância da Lei de Deus.

O consumo exagerado de muitas substâncias pode gerar doenças de grau elevado, crônico, conduzindo-nos prematuramente à morte física.

O corpo é a morada do espírito e, cuidando bem deste, teremos uma oportunidade de aproveitar do melhor modo possível o tempo que nos é dado para a evolução e o aprendizado.

Temos, então, as leis físicas, dentre elas as biológicas, e também as leis morais.

Então, Deus criou a moral?

Há padrões sem os quais não evoluímos para Deus.

A falta de respeito à vida é uma delas. O abuso da força, também, trás consequências.

O ser humano é mais do que um aparelho material. Temos também os conteúdos emocional, mental e espiritual. Esse último associado ao segundo e determinante no equilíbiro do primeiro.

Somos um complexo vibrante de energias que se interagem e nunca cessam.

O esgotamento do corpo físico é natural e acontecerá, neste planeta, algum dia para todos nós.

O que fazemos entre o berço e o túmulo pode nos contar para toda a eternidade.

Se adquirmos valores essenciais, estudando, trabalhando, fazendo todo o bem possível ao mundo e ao próximo, seremos venturosos. Se falharmos, poderemos recomeçar até que aprendamos a andar pelas próprias pernas.

O processo da vida é nos educar e aprimorar.

Falhar leva a um novo recomeço e, assim, o ciclo continua até que dele saiamos para melhor.

Essa, também, é uma Lei Natural de Deus: evoluir sempre!

Está escrito.