PENSAMENTOS DO NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO DE BOLSONARO

Transcrevo abaixo tópicos publicados no Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, de hoje, 24.11.2018, edição eletrônica.

Vale a pena refletir.

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O QUE O NOVO MINISTRO JÁ ESCREVEU SOBRE ALGUNS TEMAS

• O Estado de S. Paulo

• 24 Nov 2018

Escola sem Partido

“Esta é uma providência fundamental. O mundo de hoje está submetido, todos sabemos, à tentação totalitária, decorrente de o Estado ocupar todos os espaços, o que tornaria praticamente impossível o exercício da liberdade por parte dos indivíduos.”

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Lula

“Lula é, como frisa conhecido sociólogo francês, o professor Taguieff, ‘um populista cínico’. Como populista, fala o que as pessoas iludidas querem ouvir. Como cínico, não tem nenhum freio moral. Fala sem compromisso para atingir os fins adotados, sem se preocupar com a comunidade à qual se dirige.”

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Ideologia de gênero

“Se o problema para a militância esquerdista é a superpopulação do planeta, a melhor forma de equacionar a questão é a ‘ideologia de gênero’. Com ela paramos de nos reproduzir. A família e os valores tradicionais da nossa Civilização Ocidental irão, claro, para a lata de lixo da história. Mas esse é apenas um detalhe ‘pequeno-burguês’ que deve ser desprezado.”

Ditadura militar

“A grande falha consistiu, a meu ver, no viés autoritário,decorrente do fato de que os profissionais das armas não estão habilitados para a chefia do Estado (...) O regime militar tinha um propósito, em que pese o viés autoritário evidentemente criticável. Mas hoje carecemos de um projeto estratégico de país.”

Reforma do ensino médio

“A mudança ora em curso diversifica o sistema de ensino secundário, preservando uma base comum necessária para os jovens adquirirem uma série de instrumentos básicos, a fim de participar das opções oferecidas pelo mercado no mundo contemporâneo. O ensino do português, do inglês e das matemáticas visa a responder a este ponto. Mas a adoção deliberada da diversificação de currículos visa a oferecer aos jovens opções com as quais eles se identifiquem, seja optando por um caminho mais acadêmico com vistas ao ingresso na Universidade, seja enfatizando a preparação do estudante para o mercado de trabalho nos cursos técnicos. O sistema é semelhante ao que vige em países como a Inglaterra, o Canadá e os Estados Unidos.”

Enem

“Na linha dos pré-candidatos ao cargo de ministro foram aparecendo, ao longo das últimas semanas, propostas identificadas, uma delas, com a perpetuação da atual burocracia gramsciana que elaborou, no INEP, as complicadas provas do Enem, entendidas mais como instrumentos de ideologização do que como meios sensatos para auferir a capacitação dos jovens no sistema de ensino.”

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Antoni BigCuore*

Sp.sp. 24.11.2018, sábado, às 12,43 horas.

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