A CANETA E A ENXADA

Aos que sempre carregaram enxadas;

Começo esta memória dizendo que me orgulho muito de quem carrega e sente o peso da enxada nas mãos, meu pai é um exemplo disso!

Essa reflexão surgiu quando pensei em quantos analfabetos existem no Brasil, pessoas que nunca sentiram a leveza das palavras,a simplicidade e riqueza dos livros.

Muitas dessas pessoas não tiveram oportunidades, o trabalho árduo da roça não as deixaram ter essa alegria, e bem por isso se tornaram pessoas desonestas, ignorantes de conhecimento,sem valores ,não tiveram professores (profissão de um ANJO que brilha no céu como Estrela, que traz como escudo o amor por lecionar e um simples pincel para que o mundo por meio de suas palavras e seus rabiscos possa mostrar),tiveram um mestre que não fazia chamada,não dava recuperação, aplicava a prova e depois ensinava a lição seus mestres foram a Vida; mesmo com os incessantes calos do cabo ,o Sol raiando como fogo ,mesmo com a terra seca como o Nordeste, esses não se abateram são pessoas Felizes,honestas,que na simplicidade e trabalho duro aprenderam a viver. O agricultor que sonhava ser escritor,teve que aceitar a custar o bilhete do filho assinar, a ter como objeto de trabalho um cabo de enxada,calos e uma roça,não mais nos sonhos uma caneta e palavras .

Aos que seguram canetas tiveram a Vida com mais oportunidades,mais sonhos,menos sofrimento,são esses que habitam em Brasília, o poder subiram à cabeça, se esqueceram que no passado seus pais também passaram por esse sofrimento,o bolso hoje com milhões de reais que seus pais antes tinham somente o suficiente para o sustento da família, mente que hoje é fechada, ignorante e a de seus pais tinham o conhecimento da vida e o calor que os raios do sol ali batiam.

Os outros que seguram canetas são Anjos que podem mudar essa história de fazer com que essas humildes pessoas com calos nas mãos possam escrever seus nomes, conhecer várias histórias, só que isso não acontece,como sempre o poder está nas mãos erradas, naquelas sem calos que não conhecem o lado sofrido da vida.

Queria ao menos uma vez poder ensinar o pouco que sei a essas pessoas, de ver esses calos e saber quantas histórias eles carregam, por quantas terras aqueles pés já passaram e quantas memórias aquelas mentes ainda guardam .

Mundinho de Literatura
Enviado por Mundinho de Literatura em 24/11/2018
Código do texto: T6511126
Classificação de conteúdo: seguro