Uma pessoa não nasce preconceituosa

Uma pessoa não nasce preconceituosa, ela se torna, principalmente por causa da educação que recebeu. Uma criança branca nos Estados Unidos ou Europa que cresça ouvindo dos pais que os negros são inferiores certamente se tornará racista. Já uma criança branca que cresceu em meio a crianças de uma tribo africana jamais verá os negros com preconceito, e por quê? Porque ela aprendeu a conhecer a sua cultura e história. Isto mostra que o conhecimento é a melhor arma contra o preconceito. A pessoa se torna preconceituosa porque, sem conhecer direito uma raça, gênero ou religião, fica ouvindo que eles são inferiores, errados e tudo o mais. E, mais tarde, dificilmente essa criança que cresceu ouvindo tantas coisas negativas contra os que são diferentes dela irá se livrar desse preconceito. A educação e o ambiente em que uma criança é criada influenciam muito. Meninos não nascem machistas. São ensinados a ser. Esta é a cruel verdade. As próprias mães os ensinam a ser. E não podemos culpá-las. Elas foram criadas assim. Aprenderam que "homem trai mesmo", que homem tem que ser forte, machão, mas mulher tem que ser de outro jeito. Como vemos, o preconceito é socialmente construído.