O mal que há em nós

Para aqueles que entendem, sabem que somos feitos de duas vontades, a carnal (sentimentos) e a racional (a que, as vezes, não se tem vontade de fazer mas é a correta). Essas duas vontades brigam arduamente dentro de cada um de nós. As vezes, uma sede a outra, mas sempre aquela de nossa escolha acaba vencendo.

Algumas pessoas pensam: "tem coisas que não dá para evitar", "é mais forte que eu", e etc. No entanto, se formos pensar bem, aquelas coisas que dizemos que não dá para evitar são carcereiras de nossas vidas, já que são "mais forte que nós" e portanto, impossiveis de controlar. E aí pensamos em todas as coisas que fizemos em vazão aos nossos sentimentos, de certo, muitas delas nos levaram ao erro e ao sofrimento. O sentimento é egoista, infiel, indeciso, impreciso, indecente, descontrolado, e nunca pensa no que é melhor para nós de verdade, no sentido de dar não o que queremos mas o que precisamos.

Agir com racionalidade é doloroso muita das vezes porque isso violenta o nosso "eu", a nossa carne. Mas se quisermos ter o controle das nossas vidas e ter felicidade, precisaremos aprender a viver além dos sentimentos; agindo com mais racionalidade, pensando no que é melhor para nós.

No entanto, por mais que apredamos a manter a vontade carnal off line (o que é muito difícil por sinal), ainda assim, ela vai existir enquanto tivermos vida, e cabe a nós controlá-la.

Suane Cruz
Enviado por Suane Cruz em 06/12/2018
Reeditado em 06/12/2018
Código do texto: T6520308
Classificação de conteúdo: seguro