Sobre sorrisos

Há uns sorrisos que ganham a gente e eu sei bem. Outro dia, estava refletindo sobre como um sorriso pode falar tanto, a respeito de nós mesmos. É engraçado e satisfatório cruzar esses diversos caminhos da vida com pessoas desconhecidas - digo absolutamente - sendo que possuem uma capacidade enorme de transmitir mensagens. Não são palavras e conversas, propriamente, ditas. Refiro-me à revelação singular dos lábios e todo o seu conjunto. É profundo.

Já estive apaixonada por alguns garotos, sem mesmo conhecer. Na verdade, o único conhecimento que tive era daqueles sorrisos: às vezes, para se compreender, não é preciso o outro se explicar e, sim, a sensibilidade para sentir. Explorar o corpo distinto com sensações momentâneas que tomam conta do espaço compartilhado. Toda essa sintonia detém um poder de fazer habitar uma certa conexão, quase irreal de tão bem contornada. E foi, por meio desses toques no coração, que consegui alcançar os supostos desconhecidos. Louco é saber que esse acesso ocorre pelo simples fato de nos permitirmos.

Tudo flui, tão rapidamente, seja pelos nossos esforços, seja pela obrigação, que estamos perdendo essa “licença”. Andar pelas ruas é prazeroso, em sua total dimensão, quando nos autorizamos a notar o outro na sua grandeza de espírito. Posso dizer, ainda, perceber o sorriso, já que é particularmente o que mais me toca. Aprenda a reconhecer e prometo que iremos além.

Mariane Amaral
Enviado por Mariane Amaral em 15/12/2018
Reeditado em 21/05/2019
Código do texto: T6527362
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.