Martírio

Para dar testemunho de Jesus Cristo, ao ponto de entregar a própria vida pela causa do Evangelho, é preciso ter uma fé profunda e uma personalidade forte e bem formada. A fé, aqui, é entendida num nível maior do que a sua dimensão intelectual. Ela é adesão de todo o ser à pessoa e ao projeto do Reino de Jesus Cristo. Ela é um co-nascimento com o Cristo; é um fazer da vida do Senhor a sua própria vida. Por sua vez, ter uma personalidade forte e bem formada implica em firmeza de caráter; em ser alguém que não se dobra facilmente. Quem é assim reconhece e assume as consequências de seus atos e decisões. Não esmorece diante das dificuldades e provações, ainda que estas lhe venham de pessoas próximas e queridas. Desenvolver a fé e a personalidade é a tarefa do cristão. Entretanto, ele não pode se esquecer da Palavra de Jesus: "Sem mim, nada podeis fazer" (Jo 15,5). De fato, todo o trabalho e esforço da pessoa de fé será inútil se ela não tiver a ajuda do alto. Se o Senhor não enviar o Espírito do Pai para falar e agir no cristão, jamais este será capaz de perseverar até o fim nas perseguições e, assim, alcançar a salvação.

Frei Michel da Cruz
Enviado por Frei Michel da Cruz em 26/12/2018
Código do texto: T6535676
Classificação de conteúdo: seguro