Reflexão: Expectativas

Grande maioria das vezes criamos expectativas sobre as pessoas. E quando nos decepcionamos com elas, temos que nos perguntar: "de quem realmente é a culpa? É minha ou do outro?" A culpa a qual me refiro, não é a ação, palavras do outro, pois isto é responsabilidade da outra pessoa. Qual a importância desse questionamento? É porque tudo aquilo que criamos, a frase já diz, aquilo que criamos, nós somos responsáveis, se criamos expectativas é porque de certo modo nós mesmos não vimos o outro lado e se vimos, não demos a importância devida. Cada pessoa é responsável por aquilo que cria dentro de si. Aí você pode se perguntar: "mas ele(a) fez eu me sentir assim, plantou, criou isso dentro de mim." Então eu digo: Analise bem a situação, porém analise com clareza, tente ver todos os pontos cabíveis dentro dessa situação. É provável que você em um certo momento irá perceber que esperou mais do que devia ou simplesmente esperou algo do outro. Cada um usa as ferramentas emocionais, pessoais de acordo com o arsenal que tem para utilizar naquele determinado tempo. Não espere que o outro aja como você agiria em determinada situação. No final das contas não conhecemos muito o outro, aliás, nem nós mesmos nos conhecemos por completo, o ser humano é mutável. Quantas vezes aconteceram situações conosco, que nos perguntamos: "Não sei porque fiz, agi desta maneira." Ou seja, nós mesmos nos auto surpreendemos. Então, antes de culpar o outro pelas suas pequenas ou grandes frustrações, decepções, olhe mais para si e tente ver se esse sentimento negativo que está sentindo, nessa proporção e intensidade tem a ver realmente com o outro. Ou se na verdade, a raiz do problema está no que você criou dentro de si, esperava algo e não recebeu ou não foi como planejava e esta é a palavra: ESPERAVA. Ou seja, você apenas esperava, não significa que aquilo sairia exatamente como "deveria sair", você apenas pensou, imaginou que seria de uma maneira. Você não é responsável pelos sentimentos dos outros, mas é responsável pelos seus, então, se é de responsabilidade sua, assuma ela. Essa é uma das formas de amadurecimento pessoal, nos responsabilizamos por aquilo que é nosso e não do outro.

Marcela Prado
Enviado por Marcela Prado em 05/01/2019
Código do texto: T6543833
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.