'' MINHA CIDADE ''

Que direito temos de chamar '' minha'' a cidade onde nascemos?

As ruas não são nossas, muito menos as avenidas, e menos ainda

os becos, ruelas e vielas, as praças, enfim tudo que uma cidade contém.

Mas dizemos '' minha cidade'' de bôca cheia, com orgulho.

E mais orgulho ainda sentimos quando um forasteiro elogia, fala

bem da '' minha cidade '', orgulho quando noticias saem nos jornais, tv., revistas e pessoas nos dizendo ''..olha só, na sua cidade aconteceu isto, aconteceu aquilo...'''...que orgulho então sentimos da ''nossa cidade''.

Falamos '' minha cidade'' sem pensar no sentido que a palavra '' minha '' contém...o sentido de posse, nascemos ali, portanto ela nos pertence e nós pertencemos 'a ela tambem...a cidade e seus ''filhos''.

Nasci, cresci e morei por sessenta anos em Campinas, SP, e durante este tempo todo que ali vivi eu dizia '' minha cidade'', eu tinha uma cidade que eu considerava que era minha mas um dia de lá parti, fui conhecer o mundo em ''um rabo de foguete'', fui ser estrangeiro em terra alheia, um emigrante e não um '' migrante'', não saí por amor, saí pela dor, coisas pessoais e durante estes dezoito anos vivendo no estrangeiro

fui tomando noção e consciência de uma coisa muito importante.

] Eu havia tido uma '' minha cidade'' e agora não mais, eu tenho agora uma '' cidade em que eu moro , uma cidade onde moro, uma cidade que não me viu nascer e nem meus antepassados '', incrivel!!!

Eu continuo dizendo...'' na minha cidade, na cidade onde nasci ''

é assim assim '', '' mas nesta cidade onde moro, onde vivo é assim assim''....que diferênça!!!

Que diferênça se sentir um '' estrangeiro em terra alheia'', saber

que nunca vou poder dizer...'' nesta minha cidade onde moro, nesta minha cidade onde por mais que eu conviva, me esforce será sempre me perguntado, pelo meu sotaque, '' de onde voce vem, de que lugar, de que país voce é?''..isto é terrivel de se ouvir e faz uma grande e enorme diferênça, isto só para mencionar na parte pessoal, a professional fica pior ainda, temos que provar que somos um mais um para não parecermos tolos e que nada sabemos.

Minha cidade, Campinas, e plagiando Guilherme de Almeida, amada minha, deixei de ser eu para ser '' nós ''.

Coisa que nunca vou poder dizer por aqui por mais que me sinta bem, o que não acontece.

Tem dias e tem noites que a saudades aperta e eu fico pensando na palavra ''saudades'' e me vem a mente, o principal cemitério de Campinas, lugar ondes estão os restos mortais de meus avós, meus pais e lugar onde um dia meus restos mortais repousarão em paz....assim espero se atenderem este meu último pedio e se não fôr muito caro, como dizem os familiares reunidos em conselho de família para resolver esta situação critica criada por mim em razão do meu sentimentalismo barato e na insistência de ficar dizendo...

Campinas, minha cidade...bla bla bla......ahhhh!!!!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

$$$$$$$$$$$

$$$$

$

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 15/01/2019
Código do texto: T6551156
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.